Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa com idosos acamados em Palmas apresenta resultados, e-book, cartilha e artigo em revista internacional
PESQUISA CIENTÍFICA

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 09h22 | Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 09h28

Quem são os cuidadores de idosos em Palmas, como atuam, e como estão em relação ao seu próprio cuidado, foram alguns dos questionamentos constantes de uma pesquisa desenvolvida na capital do Tocantins entre os anos de 2020 e 2022, por uma equipe multidisciplinar coordenada pela professora da Unicamp, Daniella Pires Nunes, com participação de docentes da UFT. Além dos resultados da pesquisa, o trabalho - que tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt) - resultou na produção de um artigo, um livro e uma cartilha voltada para esses profissionais.

Resultados

A pesquisa objetivou descrever as condições demográficas, socioeconômicas e de saúde tanto de idosos acamados quanto de seus cuidadores, em Palmas. Foi realizado um "estudo quantitativo com delineamento transversal, prospectivo e descritivo, realizado com 61 cuidadores e 63 idosos acamados (...) no período de 2020 a 2022", diz o resumo da pesquisa. Questionários foram aplicados e, após análise, constatou-se que:

• maioria de pessoas idosas acamadas é do sexo feminino (74,6%);
  • média de idade das pessoas idosas acamadas é de 78,9 anos;
  • 78,3% dos acamados tem hipertensão arterial;
  • acidente vascular encefálico é causa da imobilidade para 41,3% do total de acamados entrevistados;
  • filhos, com média de idade de 51,4 anos, são maioria entre prestadores de cuidado (85,3% do total)
  • apesar de 61,2% mencionarem boa saúde, 67,3% relatam que há sobrecarga de cuidado;
  • 80,8% dos cuidadores disseram que os cuidados tomam mais de 13 horas diárias
  • 61,5% dos cuidadores relatam existência de dores crônicas

A pesquisa também constatou que 13,7% dos cuidadores são pessoas remuneradas, sendo que todas são do sexo feminino, com média de idade de 38,4 anos, 12 anos ou mais de escolaridade e regime de trabalho entre seis a 12 horas diárias. O trabalhou conclui que "os impactos físicos e emocionais na saúde do cuidador evidenciam a necessidade urgente de políticas direcionadas ao cuidado desse grupo específico".

Outros frutos da pesquisa

De acordo com a coordenadora da pesquisa, professora Daniella, que é docente associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Campinas (Unicamp), a pesquisa gerou produtos científicos que podem auxiliar gestores da área da Saúde no município na elaboração de ações voltadas para os cuidadores, "em especial, àqueles que cuidam de idosos dependentes", complementou.

E-book - O livro digital "Cuidadores de idosos acamados residentes na cidade de Palmas: principais achados" descreve as condições de vida, saúde e de cuidado desses indivíduos. O e-book organizado por Daniella, tem 40 páginas e pode ser acessado no Repositório Digital da UFT, no endereço a seguir: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/3920.

Artigo científico - Publicado na revista internacional Research, Society and Development, o artigo "Aceitabilidade e efeito de uma intervenção psicoeducativa na sobrecarga de cuidadores familiares de idosos", demonstram que houve diminuição de sobrecarga entre os cuidadores familiares de idosos, após intervenção psicoeducativa realizada por contato telefônico. Seis pesquisadores participam da construção do artigo, acessível no endereço https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27250/23862.

Cartilha educativa - Com organização de Daniella e Ilaíse Brilhante Batista (enfermeira e aluna do Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde, da UFT), a cartilha "Cuidador e o cuidado de si: uma cartilha sobre promoção da qualidade de vida", traz orientações aos cuidadores quanto ao autocuidado. "É importante lembrar que para um bom desenvolvimento do cuidado, você precisa dedicar atenção para si mesmo, cuidando de si", diz a cartilha em parte de sua apresentação. As orientações versam sobre saúde física, emocional, psicológica e espiritual, enfocando aspectos que ressaltam a necessidade de busca pela qualidade de vida também pelo cuidador. A cartilha também tem financiamento da Fapt e está disponível, gratuitamente e em formato digital, no Repositório Institucional da UFT (link: http://hdl.handle.net/11612/3352).

Confira, na galeria abaixo, algumas imagens dos produtos da pesquisa e fotos dos pesquisadores envolvidos no trabalho: