Página inicial > Últimas Notícias > Duas licenciaturas no Câmpus de Arraias ofertam vagas pelo PSC 2022/2

Duas licenciaturas no Câmpus de Arraias ofertam vagas pelo PSC 2022/2

Por Samuel Lima | Revisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 08h00 | Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 09h38

O Processo Seletivo Complementar 2022/2, cujas inscrições tiveram início nesta quinta-feira (26) e seguem abertas até as 23h59 do dia 08 de junho de 2022, vai ofertar vagas em dois cursos no Câmpus de Arraias, região Sudeste do Tocantins. Serão 20 vagas em cada uma das licenciaturas - Pedagogia e Matemática -, entre vagas para ampla concorrência e as destinadas às cotas e seus estratos referentes às Ações Afirmativas da UFT e a Lei nº 12.711/2012.

O Câmpus de Arraias foi implantado em 2003, devido à criação da Fundação Universidade Federal do Tocantins no estado. Atualmente o Câmpus Prof. Dr. Sérgio Jacintho Leonor - Arraias (Cuar) conta com, além dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática, graduação (Licenciatura) em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música, tecnológico em Turismo Patrimonial e Socioambiental e bacharelado em Direito no regime presencial.

Oferta, ainda, Licenciatura via Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)  em Pedagogia, Matemática e Biologia. Na modalidade Educação à Distância (EaD), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), dispõe de licenciatura em Administração Pública, Biologia e Matemática. Há também um curso profissional de Pós-Graduação stricto sensu Matemática (Profmat).

Inscrições

As inscrições podem ser feitas somente via internet, entre os dias 26 de maio a 08 de junho, por meio do link https://sistemas.uft.edu.br/sigrad/inscricao. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. O candidato interessado deve acessar o link de inscrição para preencher os dados do Questionário Sócio Educacional, fornecer as informações pessoais e escolher o Câmpus, curso e modalidade. Além da ampla concorrência, haverá cota para indígenas, quilombolas e estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública. Confira o edital completo. As vagas são para ingresso no 2º semestre de 2022.

Pedagogia

A graduação (Licenciatura) em Pedagogia no Câmpus de Arraias tem duração de quatro anos e tem aulas nos turnos matutino e noturno. Para o PSC 2022/2 a entrada será para o turno noturno, segundo informa a coordenação.

O licenciado em Pedagogia do Câmpus de Arraias poderá atuar na docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal. Poderá atuar também na Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos. Uma delas é na gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação; na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Confira, no vídeo acima, fala da vice-coordenadora do curso de Pedagogia do Câmpus de Arraias, professora Sônia Neiva, sobre os campos de atuação do pedagogo. O vídeo foi divulgado em 2021, em função da comemoração do Dia do Pedagogo, celebrado em 20 de maio.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), na rede estadual de ensino o salário inicial do professor da Educação Básica (40 horas) é de R$ 4.826,20 para efetivos, constituindo-se o piso que deve ser pago aos professores normalistas. Ainda segundo o Sindicato, o piso para professores contratados equivale a R$ 3.999,00 para 40 horas.

Matemática

A duração do curso é de oito semestres, e o corpo docente é formado, atualmente, por 15 professores; dois estão em doutoramento e um tem título de mestre.

Durante a graduação, o discente pode participar de grupos de pesquisa, como o Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática e Ensino de Matemática e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores, que pode fazer parte após o término da formação.

Mercado de trabalho

Segundo o coordenador do curso, professor Fernando Soares de Carvalho, grande parte dos egressos do curso de Matemática do Câmpus de Arraias dão início à vida profissional por meio de contratos com governos estaduais do Tocantins ou de Goiás, com salários iniciais variando entre R$ 3 mil e R$ 4 mil.

Ao finalizar a graduação o egresso pode atuar como professor  da educação básica do ensino fundamental, a partir da 6° série, até ao Ensino Médio. Os alunos egressos do curso de Matemática também podem atuar em setores financeiros de empresas e instituições bancárias. O trabalho de alguns laboratórios pode ser conferido na internet:

Laboratório de Educação Matemática (Lemat) - confira os perfis: InstagramFacebook e Youtube.

Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) - confira os perfis: FacebookInstagram