Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão universitária da UFT promove atividades artístico-culturais e socioambientais
Início do conteúdo da página
Extensão

Projeto de extensão universitária da UFT promove atividades artístico-culturais e socioambientais

Por Joice Danielle Nascimento e Daniela Rosante | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2022, 18h15 | Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2022, 09h20

O curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Companhia Os Kaco e a Companhia Carroça de Mamulengos, promove o espetáculo de teatro de bonecos popular “O Babauzeiro”, no próximo sábado, 21 de maio, às 19h, na sede da Companhia Os Kaco, no bairro rural de Taquaruçu. Após o espetáculo haverá distribuição gratuita de mudas de árvores para o público.

O espetáculo apresenta o mamulengueiro-babauzeiro Carlos Gomide, um grande brincante e mestre (muito embora não aceite a denominação) que aprendeu sua Arte a partir da convivência com artistas, mestres e mestras das manifestações  culturais brasileiras. Carlos Gomide, também conhecido como Carlos Babau, em homenagem a seu Mestre Antônio do Babau, é o pai da trupe familiar Carroça de Mamulengos, uma companhia de Teatro que neste ano de 2022 celebra 45 anos de existência, sendo uma das companhias de teatro mais antigas e reconhecidas do nosso país. 

A Carroça é uma trupe familiar que durante décadas viveu como os antigos saltimbancos mambembes percorrendo os chãos de um Brasil de brasis onde nasceram os oito filhos da família, que hoje já conta 5 netinhas. Nessas mais de quatro décadas, a Carroça de Mamulengos tornou-se uma escola de práticas e vivências dos saberes e fazeres populares da Arte e da Vida, refletindo em suas práticas artísticas e culturais toda uma filosofia de bem viver e busca da dignidade humana que se consolida no termo Vida Viva. 

As práticas de Vida Viva iniciaram-se como práticas de alimentos preparados e consumidos coletivamente, em formato de uma grande celebração realizada em praças públicas, nos incontáveis lugares por onde a Carroça passou e ainda passa de Norte a Sul do Brasil. Práticas que também agregam outras ações de bem viver, a exemplo da distribuição gratuita que Carlos Gomide faz das mudas de seu viveiro pessoal, cultivado a partir do chamado do santo padroeiro dos nordestinos, o Padre Cícero, considerado por Carlos Gomide um dos mestres da Vida Viva da Carroça.

O espetáculo “O Babauzeiro” faz parte do projeto de extensão universitária “Vida Viva no Circo: Arte na comunidade, Educação Sensível e Políticas para o Bem Viver'', e encerra uma série de eventos de extensão desenvolvidos desde o início do mês de maio no projeto Vida Viva no Circo com Carlos Gomide da Carroça de Mamulengos. Ações que marcam a retomada de uma antiga parceria entre o Curso de Licenciatura em Teatro da UFT e o Circo Os Kaco, onde ocorrem parte das atividades. 

Entre as atividades que já foram realizadas, estão:  preparação e o plantio de mudas no Setor de Chácaras Taquaruçu, na Casa Vida Viva;  Oficina de Vida Viva, com a fabricação de pé de moleque, com a comunidade de Taquaruçu (no Circo); e a Oficina de Teatro de Sombras, com as crianças (também no Espaço Vida Viva).

A professora coordenadora do projeto, Daniela Rosante Gomes, destaca que a realização destas atividades e parcerias fortalecem o cenário de produção e formação de público local e regional para eventos artístico-culturais que alegram e nutrem a comunidade, além de serem atividades potentes de formação para os estudantes do curso de Teatro e outros cursos também. "As atividades da Arte e do bem viver se ligam à vida cotidiana da população e fortalecem os vínculos entre as pessoas da própria comunidade, promovendo uma ação mais consciente sobre atuação efetiva das pessoas na construção de uma vida mais saudável e uma sociedade mais justa, com atitudes mais humanas e ambientalmente responsáveis. Além disso, a valorização e vivência com os saberes e fazeres de nossas ancestralidades nos auxiliam a evoluir pessoal e coletivamente!"

A professora, que gosta de ser chamada de Dani, destaca que a extensão, junto às atividades de pesquisa e ensino da universidade, tem o papel de servir às pessoas e comunidades, devendo ser usadas para isto: “Devemos inverter a lógica de servir a instituição usando as pessoas. As pessoas estão adoecendo e o desafio é usar a instituição de forma que possamos servir às pessoas. De forma que possamos servir à Vida!", conclui a coordenadora.

A apresentação do espetáculo O Babauzeiro será aberta para toda comunidade e os ingressos custam R$ 20,00 para o público em geral e R$ 10,00 para moradores de Taquaruçu e estudantes. Os valores arrecadados serão integralmente destinados à manutenção do Circo Os Kaco que tem atendido à comunidade local durante anos, e que agora retoma suas atividades presenciais oferecendo gratuitamente treinamento e outras atividades como o tradicional Festival de Circo, que vai ser realizado em julho. 

A organização do evento destaca que continua seguindo as medidas de proteção contra a Covid-19 e pede que todos os participantes levem suas máscaras. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas nas redes sociais e página do Instagram do Circo Os Kaco.

Confira abaixo algumas fotos das atividades que já foram realizadas pelo projeto de extensão desde o início deste mês
  • Preparação e plantio de mudas no Casa Vida Via (02 a 06/05/2022)

 

 

  • Oficina de Vida Viva no Circo Os Kaco (14/05/2022)

 

 

  • Oficina de Teatro de Sombras na Casa Vida Viva (15/05/2022)

Convite  em cordel do espetáculo 

“O Babauzeiro”

 

No pomar de João Bondade

Tem fruta a perder de vista

Vá à feira, é só colher

Não importa o tamanho da lista!

 

Só não pode quebrar galho

Desperdiçar ou vender

Mas pode colher com fartura

Pra família toooda prover!

 

Para todos respeitar

Providência se tomou

Contratou-se o Benedito

Que vigia com Amor!

 

E vem Mané Vô Lá Hoje

Já causando alvoroço

Não respeita planta e bicho

Nem gente respeita o moço!

 

Sujeito pra lá de abusado

Vive sempre na ilusão

Quando entra na história...

Lá vem também confusão!

Conheça mais sobre Carlos Gomide e a Vida Viva aqui.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Teatro,Proex,Home
Fim do conteúdo da página