Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental abre inscrições para a disciplina "Encontro de Saberes"
saberes tradicionais

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 17h19 | Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2022, 17h19

O Curso de Turismo Patrimonial  e Socioambiental, do Câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Arraias, está com inscrições abertas para a disciplina Encontro de Saberes: Artes e Ofícios dos Saberes. A disciplina faz parte de um projeto da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), que visa fazer a interlocução entre os saberes  populares tradicionais e os conhecimentos produzidos na Universidade.

Podem se inscrever na disciplina alunos de todos os cursos da graduação do Câmpus da UFT em Arraias e alunos da pós-graduação de todos os câmpus da UFT. As inscrições podem ser feitas até o próximo 16 de maio, exclusivamente via formulário eletrônico. A disciplina será ministrada no formato modular. Ao todo, serão três  encontros e cada um deles terá carga horária de 30h.

Para a professora Solange Nascimento, a introdução dos saberes tradicionais na Universidade é importante para que a diversidade cultural presente dentro da UFT seja valorizada: “Se a gente for falar da UFT, ela tem uma diversidade gigantesca de alunos, mais de 600 alunos quilombolas, mais de 500 alunos indígenas  de diferentes etnias que estão dentro da universidade e por muitas vezes, não se veem nos currículos, não se veem nesses fazeres e nos saberes que são valorizados na academia. Então o Encontro de Saberes vem nessa perspectiva  de trazer uma outra epistemologia.”

Os interessados em participar dos encontros propostos pela disciplina,  podem  realizar a inscrição por meio deste link.