Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus da UFT em Miracema organiza evento em comemoração ao Dia do Assistente Social
evento

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 09 de Mai de 2022, 17h05 | Última atualização em Segunda, 09 de Mai de 2022, 17h05

Comemorado em 15 maio, o Dia do Assistente Social é uma data que tem como objetivo dar visibilidade à profissão, que busca, por meio do diálogo com a sociedade, a defesa da efetivação dos direitos sociais da população, possibilitando melhores condições de vida, principalmente para os grupos mais vulneráveis. A data foi escolhida  em virtude do Decreto 994/62, editado em 15 de maio de 1962, que regulamentou a profissão, criando os Conselhos Regionais (CRESS)  e o Federal de Serviço Social (CFESS).

A prática profissional da categoria é orientada pelos princípios e direitos firmados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar,  referente às políticas sociais  e aos direitos da população. A profissão também é fundamentada  na lei que regulamenta  a profissão e no Código de Ética, ambos de 1993.

Nesse sentido, pensando em contribuir  com as discussões acerca da data, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), que possui o curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Serviço Social, no Câmpus de Miracema, está promovendo o I Ciclo de Atividade Internacional de Formação e Aprimoramento Profissional em Serviço Social: algumas reflexões  e homenagens ao Assistente Social em tempos sombrios. O evento, que tem como base uma série de oficinas e palestras, começa hoje e segue até a próxima quarta-feira, 11 de maio. As atividades serão realizadas tanto na  modalidade online, quanto na presencial.

As atividades presenciais acontecem  no Câmpus da UFT em Miracema. Já as atividades na modalidade online serão transmitidas pelo canal oficial da UFT no You Tube e contam com a parceria da Universidade Lusófona de Porto, em Portugal. A universidade portuguesa, que recentemente resgatou sua participação no Grupo de Pesquisa sobre Serviço Social, Formação  e Exercício Profissional (Gepessfep), da UFT, visa ampliar a troca de saberes e experiências entre profissionais de ambos os países.

O objetivo do evento como um todo é trazer reflexões  sobre a complexidade do fazer profissional entre as diferentes dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico operacional da profissão. A ideia é que a partir dessas reflexões possa se construir um debate consistente e coerente  que sirva de base para futuras ações profissionais. O evento também tem como propósito, socializar as experiências de práticas profissionais entre assistentes sociais do Brasil e de Portugal.

A expectativa  é que o evento  consiga envolver profissionais e estudantes de diferentes espaços sócio-ocupacionais, ressaltando a importância do aprimoramento técnico-informacional e cultural para o desenvolvimento de  práticas inovadoras e possibilidades do fazer profissional, que contribuam para o aprimoramento profissional dos participantes.