Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Capes abre editais para os programas Pibid e Residência Pedagógica
Início do conteúdo da página
Oportunidade

Capes abre editais para os programas Pibid e Residência Pedagógica

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2022, 17h46 | Última atualização em Quinta, 05 de Mai de 2022, 17h49

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com editais abertos para o Programa de Residência Pedagógica e para o Programa  Institucional  de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).  O valor das bolsas oferecidas pelos dois programas variam entre R$ 400,00 e R$ 1.500,00 -  de acordo com cada uma das  modalidades oferecidas.

O Programa de Residência Pedagógica  é um programa da Capes voltado para fomentar projetos institucionais de residência  pedagógica, implementados por instituições de ensino superior. E tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores  da educação básica e dos cursos de licenciatura. Para este programa serão concedidas bolsas nas seguintes modalidades: Residente, Coordenador Institucional, Docente Orientador e Preceptor.

Já o Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo proporcionar aos alunos na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática  com o cotidiano das escolas públicas  de educação básica. Para o Pibid, serão oferecidas bolsas na modalidade Iniciação à docência, Professor supervisor, Coordenador de área e Coordenação institucional. 

Podem participar dos editais, instituições de ensino superior, públicas ou privadas, que atendam aos requisitos dos editais de seleção. Os editais na íntegra, contendo informações sobre requisitos para a participação nos programas, podem ser acessados na  aba Editais Capes, no gov.br

 

registrado em:
marcador(es): Editais,Home,Capes
Fim do conteúdo da página