Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o V Seminário Integrado do grupo de estudos agrários, direitos humanos e comissão pastoral da terra
Início do conteúdo da página
UFNT

Inscrições abertas para o V Seminário Integrado do grupo de estudos agrários, direitos humanos e comissão pastoral da terra

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 12h03 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 15h03

Com o tema “Geografia das injustiças sociais dos trabalhadores do campo: posseiros de pé como árvores” será realizado, entre os dias 7 a 11 de maio, online, o V Seminário Integrado do grupo de estudos agrários, direitos humanos e comissão pastoral da terra. Paralelo ao evento também terá o lançamento do Caderno de Conflitos 2021, da Comissão Pastoral da Terra.

De acordo com os organizadores do evento, a intenção é compreender a geografia das injustiças sociais, econômicas e políticas por meio da negação aos trabalhadores do campo em relação a terra, água, trabalho e ao território como lugar de vivência. “O tema a geografia das injustiças e da expropriação dos trabalhadores do campo, vem mostrar os indicadores das mazelas sociais que se encontram os camponeses ameaçados e expulsos dos seus territórios para dar lugar a expansão do agronegócio, conforme o Caderno no Campo Brasil da CPT (2021), que será apresentado no evento”, afirma os organizadores.

Os interessados devem se inscrever por meio do formulário eletrônico, até o dia 07 de maio, pela manhã. Não há taxa de inscrição. O Seminário será em formato híbrido, parte dele online, com transmissão simultânea pelo Facebook da Comissão Pastoral da Terra Araguaína Tocantins, no YouTube da Neuza – UFT Agroecologia e no canal da Diocese de Tocantinópolis, também no YouTube. A programação presencial conta com celebrações religiosas na cidade de Buriti e com o lançamento do caderno na UFNT, Câmpus Cimba, em Araguaína.

O Seminário é coordenado pelo professor Alberto Pereira Lopes e a coordenadora adjunta é Antonia Laudeci Oliveira Moraes.

Programação
  • 07/05 (Online)
    19h - A sua decência, darei essa terra! ai de mim se não o faço [...]
  • 08/05 (Online)
    19h - Olinda o teu olhar, mãe serena vive em nós! Este é o meu filho! Estes dias são online nos canais do youtube Neuza – UFT Agroecologia; Diocese de Tocantinopolis e no facebook da CPT conforme a programação.
  • 09/05 e 10/05 (Presencial Buriti-TO)
    Celebrações Religiosas
  • 11/05 (Presencial UFNT, Araguaína, Câmpus Cimba, Auditório G)
    19h - Lançamento do caderno de conflitos 2021

registrado em:
marcador(es): Home,UFNT
Fim do conteúdo da página