Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Nacional da Educação para Surdos e Dia da Língua Brasileira de Sinais marcam conquistas dos surdos
Início do conteúdo da página
23 e 24 de abril

Dia Nacional da Educação para Surdos e Dia da Língua Brasileira de Sinais marcam conquistas dos surdos

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Domingo, 24 de Abril de 2022, 18h42 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 11h19

Nos dias 23 e 24 de abril são comemorados, respectivamente, o Dia Nacional de Educação de Surdos e o Dia da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As datas estão entre os marcos históricos para a comunidade surda e, este ano, no Brasil, uma das conquistas é especialmente significativa: são 20 anos desde o reconhecimento Libras como meio legal de comunicação e expressão (Lei nº. 10.436/2002). Portanto, Libras é - já há duas décadas - a segunda língua oficial do país. 

"Em agosto de 2021, houve mais uma conquista importante para os surdos, que foi a inserção da educação bilíngue na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), por meio da Lei nº 14191, de 13 de agosto de 2021", destaca o vice-coordenador do curso de Letras-Libras da UFT, o professor Bruno Carneiro. 

Libras nos currículos das escolas do Tocantins

Uma portaria da Secretaria de Educação do Tocantins -  nº 1049, 16 de julho de 2021 - criou uma comissão para realizar estudos e elaborar propostas de inserção da Libras como componente curricular na Educação Básica, com foco na Educação Bilíngue para Surdos no Estado. A ação já vem sendo concretizada desde o começo de 2022, com a inserção da disciplina de Libras do 1º ao 5º do Ensino Fundamental, nas escolas das cidades-sede das diretorias regionais de ensino. A proposta deverá ser ampliada para as demais séries e escolas do Tocantins, de maneira gradativa. 

O curso de Letras-Libras da UFT está participando deste processo de implementação da educação bilíngue no Estado, especialmente em relação à formação continuada dos professores.

Estude Letras-Libras na UFT

A seleção por Análise Curricular para o curso de Letras-Libras (Câmpus de Porto Nacional) abre inscrições a partir desta segunda-feira (25) . No total, são ofertadas 30 vagas, disponíveis nas modalidades: ampla concorrência, ações afirmativas e reserva legal. A taxa cobrada é de R$ 60,00 (sessenta reais). 

Confira mais informações na notícia Curso de Letras-Libras seleciona alunos para semestre 2022/2.

.

 

Fim do conteúdo da página