Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão Roteiro Geo-turístico de Porto Nacional retoma atividades presenciais
Patrimônio Cultural

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 17h35 | Última atualização em Quinta, 07 de Abril de 2022, 17h36

O Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional, projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Porto Nacional, retoma, nesta sexta-feira (08), suas atividades presenciais.  A retomada  contará com a participação dos  estudantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia e da professora Gabriela Otaviani Barbosa, do Curso de Letras/Libras que, na ocasião, mostrará a importância de conhecer os atrativos turísticos visitados em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A professora Rosane Balsan, coordenadora do projeto e professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT, enfatiza que é importante que os pesquisadores conheçam projetos locais para perceberem como ocorre a inserção de termos e conceitos geográficos e, ao mesmo tempo, os impactos sociais e culturais que o projeto causa desde sua criação, no ano de 2014. Ela também destaca a importância do Roteiro Geo-Turístico para a comunidade de Porto Nacional. “O Roteiro para Porto Nacional é instigante e interessa a todos, não somente ao saber científico, mas também para aquele que tem o interesse pelo conhecimento e diversidade do Patrimônio Cultural. Nossas aulas-passeio viajam in loco por ruas, praças e edificações, apresentando o histórico e importância do projeto para a cidade, como a educação patrimonial aliada ao turismo educacional”.

Já a professora Gabriela Otaviani Barbosa enfatiza que a interdisciplinaridade proposta pelo projeto é fundamental: “A interdisciplinaridade e a acessibilidade são dois fatores que são imprescindíveis para atingirmos um dos objetivos da Agenda de 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável. Assim, acredito que poderemos, com a inserção de materiais de libras, contribuir com o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, sejam surdos ou ouvintes”.

No evento de retomada, que será realizado respeitando todas as normas de proteção contra a Covid 19, a professora Rosane Balsan também lançará o Ebook do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional, organizado no ano passado. A obra é fruto de um esforço  coletivo para divulgar o patrimônio cultural da cidade por meio das palavras, das imagens e dos relatos históricos. Segundo a professora, o Ebook organizado em 2021, convida diversos segmentos da sociedade, assim como de saberes científicos, artísticos e culturais para compartilhar o gosto pela preservação do patrimônio de Porto Nacional, reconhecida também como cidade do Patrimônio Cultural Brasileiro.

O evento é aberto para toda comunidade acadêmica e externa e as inscrições podem ser realizadas via formulário eletrônico ou pelo QR Code. A participação nas aulas-passeio do projeto de extensão também são  abertas para a comunidade interna e externa, e para todas as escolas públicas e privadas do estado do Tocantins e outras instituições, basta apenas realizar o agendamento prévio junto à Coordenação do projeto.

Mais informações sobre o projeto de extensão podem ser obtidas com a coordenadora da ação, professora Rosane Balsan, pelo telefone (63) 98435 5290 ou na página do Roteiro no Facebook. Para os interessados em adquirir o Ebook do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional, o download pode ser feito por este link.