Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFNT promove o III SIELL
evento

Por Joice Danielle Pereira | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 17h53 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 20h24

O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGL), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), promoverá entre os dias 16,17 e 18 de maio de 2022, o III Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários (SIELL), que é vinculado ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad). O evento é fruto de uma parceria entre a UFNT e mais duas universidades públicas, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Esta terceira edição do SIELL terá como tema os 50 anos da Guerrilha do Araguaia, confronto entre militantes do PCdoB contrários à ditadura civil-militar instaurada pelo golpe 1964,  e os militares protagonistas do regime ditatorial. Tendo como base esta data emblemática, o SIELL deste ano reunirá pesquisadores de diferentes áreas de atuação no campo das Letras para contribuir com o exercício de reflexão sobre a história recente do país, levando em consideração o compromisso com os ideais democráticos  e a luta pela memória.

A programação do evento será composta pela solenidade de abertura, uma apresentação cultural, cinco mesas-redondas e a conferência de encerramento. Além disso, farão parte do evento os seguintes simpósios temáticos:

• Leituras literárias da ditadura civil-militar brasileira

A proposta deste simpósio é reunir comunicações que dialoguem com  diferentes perspectivas de estudos, que envolvam as diferentes interfaces da literatura com a história  e a memória no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Ele é organizado pelo professor César Alessandro Sagrillo Figueiredo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e pelo professor Moisés Pereira da Silva, (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), ambos da UFNT.

• Análise de discurso e violência

A proposta deste simpósio temático é discutir a temática da violência sobre a perspectiva discursiva, de maneira a pôr em foco diferentes corpora, que permitam pensar como a violência possui vários modos de constituição, de formulação e de circulação nas sociedades. O simpósio em questão é organizado pela  professora Nilsa Brito Ribeiro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) da UNIFESSPA, pela professora Janete Silva dos Santos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), da UFNT e pelo professor João de Deus Leite (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.),também da UFNT.

• Quantos Araguaias? Quantas Treblinkas? - Testemunhos, rememoração e resistências

Este simpósio visa acolher trabalhos que apresentem pesquisas sobre representação da violência e sobre obras de teor testemunhal (literárias ou visuais) que versem sobre a Guerrilha ocorrida na região do Bico do Papagaio, mas também sobre outros eventos históricos semelhantes. Esta proposta dá preferências para pesquisas envolvendo autores e obras do Norte/Amazônia brasileira, embora isto não seja uma restrição. Este simpósio é organizado pelo professor Abilio Pachêco de Souza (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFESSPA e pelos doutorandos da UFPA Airton Souza de Oliveira e Iran de Souza.

• Memórias das ditaduras latino-americanas: exílio, literatura e política

A proposta deste simpósio busca reunir comunicações que proponham pensar as forças da memória e o deslocamento do exílio, a partir da leitura de trabalhos literários, críticos, artísticos, cujo elemento potencializador é o período ditatorial latino-americano. Ele é organizado por Nilcéia Valdati (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) da UNICENTRO e por Kelly Pacheco da UEPG.

• Vozes à margem: mulheres e indígenas na ditadura

Este simpósio propõe-se a recuperar a produção literária e em outras linguagens de autoria de mulheres e de indígenas que permitam reconhecer o engajamento e as lutas desses segmentos no contexto dos anos de chumbo da ditadura. Ele é organizado por Ana Lúcia Tettamanzy (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Cinara Antunes Ferreira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ambas da UFRGS.

A inscrição para participar do evento como ouvinte pode ser feita até o dia 14 de maio, através do preenchimento de formulário online. Já os interessados em apresentar trabalhos nos simpósios temáticos devem submeter, por e-mail, um resumo de 150 a 200 palavras do conteúdo a ser apresentado, aos respectivos organizadores dos simpósios.

marcador(es): Propesq,PPGL,Home