Página inicial > Últimas Notícias > Medicina da UFNT recebe o primeiro cadáver para práticas do curso
ENSINO | APRENDIZAGEM

Medicina da UFNT recebe o primeiro cadáver para práticas do curso

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 16h36 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 08h01

Na última quinta-feira (31), o Câmpus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) em Araguaína recebeu o primeiro cadáver que será utilizado para práticas do curso de Medicina. O cadáver foi doado pelo Instituto Médico Legal (IML) do município de Imperatriz (MA) ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), que abriga a graduação na unidade da UFNT.

De acordo com o diretor do CCS, professor Fernando Vasconcelos, "para o Centro de Ciências da Saúde, é um grande avanço, haja vista que, os alunos poderão estudar anatomia humana em um humano". Antes de seguir para Araguaína, o cadáver foi levado para o Câmpus da UFT em Palmas, onde foi devidamente preparado.

Segundo o professor Vasconcelos, na recepção do cadáver foi realizada a oração intitulada "Oração do cadáver desconhecido de Karl Rokitansky" e a oração do "Pai Nosso", em demonstração de respeito à vida e à conduta médica. O diretor também informa que, será lançado um formulário para eleição do nome de batismo do cadáver, tendo como candidatos, nomes de grandes autores da anatomia humana, como Netter, Sobotta e Grey.

Chegada do rabecão do IML com o cadáver (Foto: MCCS UFNT/Divulgação) Turma de Medicina (Foto: CCS UFNT/Divulgação)