Página inicial > Últimas Notícias > Disponibilizada nova ferramenta para webconferências e aulas on-line
EDUCAÇÃO 4.0

Disponibilizada nova ferramenta para webconferências e aulas on-line

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 10h40 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 11h01

Professores e alunos da Universidade Federal do Tocantins já têm à disposição mais uma ferramenta para a criação de salas de aula virtuais, ambiente para gravação dessas aulas e também transmissões em streaming. Trata-se da ConfWeb RNP (Aulas Online), acessível por meio do Moodle da UFT (acesse o manual aqui).

Entre as vantagens do novo sistema estão a possibilidade de gravação dos conteúdos; disponibilização de bate-papo (chat) públicos ou privados; áudio de alta qualidade; possibilidade de criação de salas de reunião e salas de apoio; compartilhamento de tela; inserção de participante externo (que não faça parte do Moodle da instituição), por meio de um link externo; gerenciamento de usuários; compartilhamento de vídeos e realização de transmissão via plataformas Youtube, EduPlay ou Facebook.

A diretora de Tecnologias Educacionais da UFT, professora Suzana Gilioli, enfatiza a importância da nova ferramenta diante das realidades educacional e tecnológica em que a instituições estão inseridas. "Com as limitações advindas da alteração de acesso e gravação do Google Meet, a UFT buscou uma ferramenta que fosse de fácil utilização e resolvesse as demandas dos professores que ainda gostariam de manter os encontros gravados. Essa é a proposta do Confweb RNP. Nossa equipe criou um material de orientação muito claro e a ferramenta é bem simples de entendimento, aliada ainda ao fato de estar presente no próprio Moodle, já utilizado pelo professor.", destaca.

O que diz o PDIO superintendente de Tecnologia da Informação, professor Ary Henrique Morais de Oliveira, enfatiza o trabalho integrado entre a Superintendência de Tecnologia da Informação, as pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Extensão, Pesquisa e Inovação (Propesq) e a Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE). "Esse trabalho na busca de novas ferramentas para dar suporte à educação, às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, se dão principalmente no contexto da Educação 4.0 que a UFT adotou, frente ao novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente até o ano de 2025". O superintendente frisa que as equipes estão trabalhando de forma integrada, "para conseguirmos fornecer à comunidade o máximo de ferramentas para auxiliar no processo de Inovação Pedagógica, atendendo ao conceito de Educação 4.0".

Dúvidas e orientações sobre a nova ferramenta podem ser obtidas por contato com a DTE, por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conheça a nova ferramenta

Aulas on-line para webconferências

• Crie salas de aula virtuais
  • Grave suas aulas