Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aula inaugural do ProfLetras, nesta 4ª, abordará literatura e ensino
Início do conteúdo da página
ARAGUAÍNA

Aula inaugural do ProfLetras, nesta 4ª, abordará literatura e ensino

Por Samuel Lima, com informações da coordenação do ProfLetras | | Publicado: Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 09h51 | Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 09h54

A Unidade UFNT do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras Rede Nacional) promove, nesta quarta-feira (23), a partir das 19h, a aula inaugural da Turma 2022. A aula será transmitida pelo canal oficial da UFNT no Youtube, segundo a coordenação do Programa, no Câmpus de Araguaína.

A coordenadora  do ProfLetras em Araguaína, professora Selma Maria Abdalla Dias Barbosa, destacou que a aula inaugural será no formato de uma mesa-redonda, "contemplando vozes plurais sobre a temática: “Incursões sobre literatura e ensino”. Para tanto, foram convidadas as seguintes professoras para compor o espaço de interlocução na referida mesa: a Profª Dr.ª Neli Edite dos Santos (Eseba/UFU), que tematizará sobre 'Ler-dizer-escutar-escrever poeticamente na EJA: atravessamentos'; e a Profª Dr.ª Rosemere Ferreira da Silva (Uneb), que abordará 'Intelectuais Negras e o Pensamento Social Brasileiro: o Protagonismo de Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento e Conceição Evaristo' ”. Ainda segundo a coordenação, os trabalhos de mediação da mesa-redonda serão conduzidos pela coordenadora do Programa e pelos docentes Márcio de Melo Araújo e João de Deus Leite, todos professores doutores permanentes do ProfLetras/Unidade UFNT.

A coordenadora ressalta a importância da temática abordada pela mesa-redonda para a formação dos mestrandos do ProfLetras/UFNT, "sobretudo, após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quando notamos que a literatura e seu ensino são, irresponsavelmente, apagados do documento oficial". Segundo ela, mais espaços de problematização precisam ser construídos, para que, na sala de aula da Educação Básica, a articulação entre teoria-prática ressignifique esse lugar de apagamento da literatura. "Os dois recortes temáticos a serem apresentados pelas professoras convidadas, na mesa-redonda, abrem horizontes para novas práticas de sala de aula", pontuou.

A professora permanente do ProfLetras/UFNT, Luiza Helena Oliveira da Silva - que já foi coordenadora adjunta do ProfLetras Nacional (gestão 2018/2021) - salientou que o Programa é um mestrado em rede nacional que tem cumprido sua função de modo relevante e consistente. Particularizando a Unidade na UFNT, ressalta que "essa Unidade tem oportunizado o aprimoramento da formação de muitos professores da Educação Básica de Araguaína e de região. A Unidade acaba sendo um polo de atração de professores de cidades do Tocantins e de outros estados. Para ela, essa abrangência geógráfica acaba sendo um indicador importante para o ProfLetras, pois evidencia o impacto social da Unidade".

Inscrições e certificação

Os interessados em participar da Aula Inaugural podem realizar a inscrição por meio da Plataforma de Eventos, para posterior emissão de certificados   para posterior emissão de certificado.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,ProfLetras,Home,UFNT
Fim do conteúdo da página