Página inicial > Últimas Notícias > Congresso Internacional da Seção Brasileira da Associação de Historiadores Latino-americanos e do Caribe está com inscrições abertas
Evento

Por Glenda Barros | Supervisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 17h41 | Última atualização em Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 17h42

O IV Congresso Internacional da Seção Brasileira da Associação de Historiadores Latino-americanos e do Caribe (Adhilac-Brasil) está com inscrições abertas, até o dia 15 de fevereiro de 2022, para que professores doutores e pesquisadores apresentem propostas de GT's/Temáticos. O congresso ocorrerá de forma online entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022.

O evento é promovido pelo Centro de Estudos de História da América Latina do Programa de Pós-Graduação em História da PUC-SP e conta com o apoio de várias entidades. Entre elas, está o Grupo de Estudos Globais e América Latina (GEGAL), ligado ao curso de Relações Internacionais da UFT. O objetivo do congresso é integrar a produção historiográfica latino-americana e sua mais recente atualização internacional.

Os professores Fernando Furquim de Camargo e Fabiana Scoleso, ambos do colegiado do curso de Relações Internacionais e coordenadores do GEGAL, estarão à frente do GT-16: Sistemas de Produção, Agente Econômicos, Pobreza e Resistências. A proposta do GT é colher trabalhos que compreendam o desenvolvimento econômico global, as demandas internacionais por commodities, os modos de produção adotados para explorar e gerar riquezas, assim como o papel central que o Estado tem ocupado nas negociações com os grupos interessados.

Segunda a professora Fabiana Scoleso, o congresso é de suma relevância. ''Sem dúvida alguma, um evento desta magnitude colabora com a difusão da historiografia latino-americana e do Caribe, oportuniza às pesquisadoras e pesquisadores um amplo espaço de debate e aprofundamentos teórico-metodológicos que nos ajudam a avançar no processo de compreensão das especificidades nacionais a partir de temáticas e questões sociais presentes nos diversos GT's'', destaca.

''É fundamental estabelecer e estreitar vínculos com outras instituições e com as pesquisas em andamento que certamente se manifestam em benefício à comunidade acadêmica e à manutenção do tripé da universidade que se manifesta na indissociabilidade entre pesquisa, docência e prática social'', complementa.

Para conferir o calendário completo com os prazos para inscrição como ouvinte e submissão de trabalhos e ter mais informações, acesse a página do congresso: https://www.pucsp.br/congressoadhilac.