Página inicial > Últimas Notícias > Professora do curso de Arquitetura lança, em Portugal, livro de crônicas
lançamento

Professora do curso de Arquitetura lança, em Portugal, livro de crônicas

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 18h37 | Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2022, 09h57

Patrícia Orfila lançou seu livro de crônicas em Lisboa (Imagens: Patrícia Orfila/divulgação | Edição: Gihane Scaravonatti)

Ocorreu, neste mês de janeiro (14), o lançamento da obra "O pessoal é político: crônicas feministas", de autoria de Patrícia Orfila. O livro - uma coletânea de crônicas - foi lançado na Livraria da Travessa, em Lisboa, Portugal. "São crônicas do cotidiano, que perpassam questões da vida privada relevantes para a compreensão da vida pública, sob uma perspectiva feminista", destaca a autora, que também é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no curso de Arquitetura e Urbanismo. A obra pode ser adquirida pelo site da Editora Insular

Em Palmas, o lançamento ocorre em fevereiro - com data ainda a ser divulgada -, na Livraria Leitura, localizada no shopping Capim Dourado

Prefácio

O que acontece no âmbito privado continua a ser relevante para a compreensão da vida pública, tensionando o poder exercido pela tríade Estado, família e religião sobre o comportamento das mulheres; independente de raça, classe e origem.

Todas as que se decidem por uma existência não dócil, gritando no mundo o que sentem, pensam e exigem, são mulheres de uma desconcertante coragem. Esta coragem alimenta todas e cada uma de nós. Passeamos pelas palavras da Patrícia e percebemos que só perdemos se nos aceitarmos caladas, na vida, na voz ou na escrita. Sem complacência, ela atira-nos para as inquietudes e fúrias das suas experiências e reflexões. Estranhamente, as fúrias dela são também as nossas. Podem variar os contextos, as vidas, as violências sofridas e percebidas; podem variar os tons das vozes com que lutamos ou nomeamos o inominável, mas vemo-nos ao espelho nas palavras da Patrícia. Elas levam-nos, generosas e viscerais, pela mão. Passeamos com elas através da tomada de consciência: percurso doloroso, mas violentamente emancipatório. Não estamos sozinhas.

(Patrícia Santos Pedrosa)

Sobre a autora

Patrícia Orfila Barros dos Reis (Belém, 1978) é arquiteta brasileira, doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora associada do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins desde 2005. Em 2015 foi organizadora da obra Palmas – um projeto e múltiplos olhares, publicado pela EDUFT e em 2018 lançou, pela Editora Insular, o livro Modernidades Tardias no Cerrado, Arquitetura e Urbanismo na Formação de Palmas. Em 2019 realizou estágio de Pós-Doutorado em Portugal, no projeto Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Arquitectas em Portugal: construção da visibilidade, 1942-1986, vinculado ao Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Mulheres na Arquitetura e no Urbanismo (GPMAU), com temas voltados para a perspectiva de gênero.

*com informações da Editora Insular.

marcador(es): Palmas,Home,Arquitetura