Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa Bolsa Permanência MEC (PBP) está com inscrições abertas
Início do conteúdo da página
estudante, atenção ao prazo!

Programa Bolsa Permanência MEC (PBP) está com inscrições abertas

Por Gihane Scaravonatti, com informações da Proex UFT | Publicado: Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 09h09 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 16h03

As inscrições para o Programa Bolsa Permanência MEC (PBP) estão abertas e podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro, no site do Programa: sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso.

Após efetuar inscrição de forma online, o estudante indígena e quilombola deverá entregar toda a documentação exigida no Setor de Assistência Estudantil de seu câmpus ou no Setor de Assistência Estudantil do campus mais próximo de sua residência ou na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). Essa documentação deverá ser entregue até dia 25 de fevereiro de 2022. No entanto, à medida que os estudantes forem fazendo as inscrições, já devem entregar a documentação para conferência e homologação no sistema.

Os estudantes que não tiverem acesso à internet ou computador, poderão se dirigir ao câmpus mais próximo de sua residência e procurar o setor de Assistência Estudantil para fazer uso dos laboratórios de informática do câmpus.

Quais estudantes podem se inscrever no Programa?
  • Estudantes indígenas e quilombolas que ingressaram em 2020, 2021 e 2022;
  • Estudantes que mudaram de curso na UFT ou foram transferidos de outras universidades para UFT.
Quais documentos devem ser anexados no sistema?

• Para estudantes indígenas:
a) Autodeclaração do Candidato;
b) Declaração da Comunidade do Candidato;
c) Declaração da FUNAI;
d) Termo de Compromisso do Bolsista.


• Para estudantes quilombolas
a) Autodeclaração do Candidato;
b) Declaração da Comunidade do Candidato;
c) No local da Declaração da Fundação Palmares devem anexar à mesma Declaração da Comunidade do Candidato;
d) Termo de Compromisso do Bolsista.

Quais documentos devem ser entregues na Assistência Estudantil do Campus ou na Proex para homologação da inscrição?

• Para estudantes quilombolas:
Documentos originais:

1. ( ) 01 foto recente tamanho 3x4;
2. ( ) Ficha cadastral – PBP - MEC devidamente preenchida;
3. ( ) Termo de Compromisso;
4. ( ) Auto declaração de Quilombola;
5. ( ) Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de Pertencimento Étnico e Residência Quilombola, assinada por 03 (três) lideranças reconhecidas, sendo obrigatória a assinatura do(a) Presidente do Quilombo que deve assinar como a primeira liderança.

Cópias:
1 ( ) Cópia da certidão de nascimento e/ou casamento;
2 ( ) Cópia da cédula de identidade;
3 ( ) Cópia do CPF próprio;
4 ( ) Comprovante de matrícula atualizado.

• Para estudantes indígenas:
Documentos originais:

1. ( ) 01 foto recente tamanho 3x4;
2. ( ) Ficha cadastral – PBP - MEC devidamente preenchida;
3. ( ) Termo de Compromisso;
4. ( ) Auto declaração de Indígena;
5. ( ) Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de Pertencimento Étnico e Residência Indígena, assinada por 03 (três) lideranças reconhecidas, sendo obrigatória a assinatura do(a) Cacique da Aldeia que deve assinar como a primeira liderança;
6. Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o estudante indígena reside em terras indígena.

Cópias:

1 ( ) Cópia da certidão de nascimento e/ou casamento;
2 ( ) Cópia da cédula de identidade;
3 ( ) Cópia do CPF próprio;
4 ( ) Comprovante de matrícula atualizado.

Acesse a lista de documentos

Atenção: somente após a entrega dos documentos é que a inscrição será homologada. A lista com todos os documentos necessários também está disponível na página da Proex: clique aqui!

Quais os endereços dos setores de Assistência Estudantil dos câmpus da UFT e UFNT?

a) Câmpus de Porto Nacional

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone/WhatsApp: 3363-9419
Horário de Atendimento presencial: até o dia 06/02 das 8h às 12h
A partir do dia 07/02 das 8h às 12h e das 13h às 17h.

b) Câmpus de Palmas

Labin - Laboratório de Informática - Bloco G - Câmpus de Palmas -Disponibilização de computadores e internet, horários de segunda a sexta de 08 às 12h e 14 às 18h.
Serviço de Apoio Social, Pedagógico e Psicológico - SASPP/COEST - Bloco 1 Sala 7 Térreo Câmpus de Palmas
- Orientações e informações mediante agendamento prévio para evitar aglomerações. Agendamento pelo WhatsApp (63) 99246-0159 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., horários de segunda a sexta, de 08 às 12h e 14 às 18h.

c) Câmpus de Gurupi

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Whats Assistente Social Dalsiza (64) 984384845
Whats Assistente Social Patrícia (63) 984120375
Whats Técnica em Assuntos Educacionais Hilaíne (63) 984821146

Para recebimento dos documentos o atendimento presencial será no horário normal de funcionamento do setor das 08 às 12 e das 14 às 18.

d) Câmpus de Miracema

Seção de Estágio e Assistência Estudantil (SEST) – Núcleo de Assistência Estudantil, Câmpus/Unidade Warã, Sala: 09 – Av. Lourdes Solino, S/N.º, Setor Universitário – Miracema – TO.
Orientações e informações mediante agendamento prévio para evitar aglomerações. Agendamento pelo WhatsApp (63) 33668640 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. de segunda a sexta, de 08:00 às 12:00h e 14:00 às 18:00h.

e) Câmpus de Arraias

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A partir do dia 07/02 presencial e pelo telefone: (63) 3653 - 3421

f) Câmpus de Tocantinópolis

Divisão de Estágio e Assistência Estudantil – DIEST
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
WhatsApp - Fernanda Batista - Assistente Social: 63992839599
Horário: pode agendar pelo WhatsApp, de segunda a sexta, de 08 às 12h e 14 às 18h.

g) Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários UFT

Situada no Bloco IV, Reitoria.
E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
WhatsApp Institucional: 3229-4036
Horário de funcionamento: 8:30 as 15:30

h) Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFNT

Telefone/WhatsApp: (63) 992499252
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página