Página inicial > Últimas Notícias > PPGQ torna público o edital de seleção para o mestrado acadêmico em Química

PPGQ torna público o edital de seleção para o mestrado acadêmico em Química

Por Joice Nascimento | Supervisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 18 de Janeiro de 2022, 11h20 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 09h11

A coordenação do  Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do campus de Gurupi tornou público o edital de seleção para o ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Química, referente ao semestre letivo de 2022/1. Serão ofertadas até 7 vagas, distribuídas entre as áreas de Química Analítica, Química Ambiental e Química Orgânica e as inscrições poderão ser feitas entre os dias 01 e 11 de fevereiro de 2022.

Podem participar do processo seletivo candidatos que  possuam diploma de graduação em Química ou em áreas afins, reconhecidos pelo MEC. Caso o candidato se forme antes do período previsto para a realização das matrículas no PPGQ, poderá apresentar também declaração emitida pela Secretaria de Graduação ou pelo coordenador do curso de graduação, que comprove que a conclusão do mesmo ocorrerá antes do período de matrículas.

As inscrições deverão ser feitas  exclusivamente via e-mail, pelo endereço endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Para efetuar as inscrições, os candidatos interessados devem enviar um e-mail informando o nome completo, celular, e-mail e formação acadêmica juntamente com dois grupos de documentos em anexo, sendo que cada um destes grupos devem estar em um único arquivo PDF.

No primeiro grupo de documentos devem  constar formulário de inscrição preenchido, cópia da frente e verso do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de Curso, cópia do Histórico escolar da graduação, cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino, cópia da  Guia de Recolhimento da União (GRU) e comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor  de R$ 50,00, que deve ser paga até o dia 11 de fevereiro.

Já no segundo grupo de documentos, os candidatos devem colocar o formulário padrão de inscrição, currículo modelo Lattes atualizado, quadro de atribuição de pontos para a avaliação curricular preenchido e assinado e ficha com a indicação do provável orientador e artigos indicados para entrevista preenchida e assinada. Somente os candidatos que tiverem a inscrição homologada mediante conferência e análise da documentação  pela  Comissão de Seleção, poderão participar das etapas classificatórias do processo seletivo. O resultado da homologação das inscrições será divulgado no dia 14 de fevereiro no site http://www.uft.edu.br/ppgq .

A avaliação dos candidatos será realizada em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa consiste na avaliação curricular, onde a trajetória acadêmica e profissional do candidato será avaliada e pontuada. Já a segunda etapa corresponde a uma entrevista, que será realizada via Google Meet, na qual os candidatos deverão argumentar sobre o artigo indicado pelo provável orientador, escolhido no ato da inscrição. Cada uma das etapas tem o valor máximo de 10 pontos e serão selecionados os candidatos com as maiores notas.

O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 25 de fevereiro, também pelo site http://www.uft.edu.br/ppgq . Para os candidatos que desejam pleitear a isenção da taxa de inscrição é necessário enviar um e-mail para o Programa de Pós-Graduação, pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. entre os dias 01 e 03 de fevereiro de 2022, contendo uma declaração de próprio punho solicitando a isenção da taxa de inscrição acompanhada de documentação  que comprove a insuficiência de recursos para arcar com a taxa em questão.

Os aprovados no processo de seleção devem realizar as matrículas entre os dias 02 e 04 de março. Para as matrículas, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: foto 3x4, além formulário de matrícula, formulário de matrícula nas disciplinas e carta de aceite do professor orientador. Para os candidatos que possuem vínculo empregatício, é necessário apresentar também um documento de dispensa ou dispensa parcial de suas atividades profissionais para dedicação às atividades do mestrado. O início das aulas está previsto para o dia 14 de março, no campus da UFT em Gurupi. Para mais informações, consulte o edital.