Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT realiza sua I Mostra de Audiovisual
Início do conteúdo da página
Cultura

UFT realiza sua I Mostra de Audiovisual

Por Caroline Falcão - com informações Proex/UFT | Publicado: Segunda, 10 de Janeiro de 2022, 09h26 | Última atualização em Segunda, 10 de Janeiro de 2022, 09h29

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), mediante a formalização do Termo de Execução Descentralizada com o Ministério do Turismo, lançou no dia 17 de dezembro de 2021, às 19h, a I Mostra de Audiovisual da UFT. O evento foi realizado no Cine Cultura, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho (Palmas-TO), de forma virtual, com transmissão ao vivo no Canal do Youtube oficial da UFT. A mostra pode ser conferida no site NPD Play.

Na ocasião também foram lançadas duas produções contempladas pelo Edital nº 43/2021, da Proex e viabilizado por meio de recursos do Ministério do Turismo: O documentário ‘Ser Velho’, que tem direção dos professores do curso de licenciatura em Teatro da UFT, Renata Patrícia e Gustavo Henrique, produzido pela Fábrica Produções em parceria com o Grupo Um Ponto Dois e o curta ‘Awordplay - Espadas e Imaginação’ dirigido pelo diretor JP Mota, produzido pela MZV Filmes.

Sobre o Núcleo de Produção Digital
O Núcleo de Produção Digital Isabel Auler da UFT (NPD/UFT), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), busca ampliar democraticamente o acesso dos cidadãos tocantinenses aos meios de produção e edição audiovisual, de forma descentralizada e regionalizada, através das seguintes ações: Realizar atividades (cursos, oficinas, mostras, palestras) voltadas para a produção e difusão do conteúdo audiovisual brasileiro; Produzir conteúdo de audiovisual (documentários, vinhetas, animações, curtas, médias e longas metragens) em todo o Estado do Tocantins; realizar o intercâmbio entre instituições públicas e privadas, entre profissionais e estudantes, entre comunidade acadêmica e sociedade civil; Formar e consolidar parcerias para o desenvolvimento da atividade audiovisual nas diversas regiões do estado, com entidades privadas e com o Poder Público, nas esferas municipal, estadual e federal; Oferecer espaços de formação em audiovisual democráticos e acessíveis, com estrutura humana, física, tecnológica e metodológica; Promover a formação e o aprimoramento profissional e artístico de técnicos e realizadores audiovisuais nas mais diversas funções.

As atividades do NPD são realizadas, conforme sua natureza, considerando o acordo de cooperação técnica n. º 29/2017, firmado entre a Universidade Federal do Tocantins e o Ministério da Cultura. Dentre as ações com destaque do núcleo, está a realização da I Mostra de Audiovisual, que além da exibição no Cine Cultura, também realizou a criação do site NPD Play (http://sites.uft.edu.br/npd/) com o objetivo de difundir a produção regional. O espaço oferece 12 produções de forma gratuita, sendo elas obras de diretores diferentes, com conteúdos para pesquisa e difusão do audiovisual tocantinense.

Curadoria
A curadoria da I Mostra foi realizada pela cineasta Elisângela Dantas, que em sua experiência com o cinema tocantinense, realizou a programação de 10 curta-metragens regionais com o objetivo alinhado a implantação do Núcleo de Produção Digital Isabel Auler da UFT (NPD/UFT).
No momento em que o estado do Tocantins completa aproximadamente 30 anos de produção, a mostra foi composta com produções genuinamente tocantinenses que apresentam desde a sua vanguarda até aos novos diretores. Estão presentes as obras dos diretores: Hélio Brito, João Luiz Neiva, André Araújo, Roberto Giovanetti, Gleydsson Nunes, Antônio Souza, Alunos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, Nival Correia, Túlio de Melo, Érika Mariano e Eugênio de Souza Martins.

Segundo Dantas, “com a exibição online, o público e os pesquisadores do cinema poderão encontrar filmes primorosos que enaltecem o regionalismo e formam o lastro que tem se firmado por nosso cinema independente.”, explica.

Sobre as produções
Em sua obra ‘A Massa que faz o Pão’, o diretor Hélio Brito nos encanta com ferramentas que revolucionam o seu já laureado fazer cinematográfico e corroboram com esta obra premiada no Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins - CHICO, uma referência para os novos cineastas.

Em ‘A Sanfona e a Flor’, o jornalista e diretor João Luiz Neiva mostra os sonhos do Justino (Iran Leite de Oliveira), um lavrador cujo sonho é ter uma sanfona.

Em ‘Ouça-me’, André Araújo e Roberto Giovanetti contam a história de Roberto, um motorista de ônibus perto de enfrentar uma dramática transformação em sua. Um dos melhores momentos do ator Paulo Vieira no cinema tocantinense.

Pra Sempre João’, Roberto Giovanetti mostra a grandeza e o primor de um pai interpretado pelo ator Thiago Omena.

Em ‘O Bicho Homem’, o jornalista Gleydsson Nunes mostra o que são as lendas para muitos moradores do interior do Tocantins.

Menina Bonita de Trança’ mostra todo talento do cinema estudantil e o que é possível quando o coletivo se junta em prol de um projeto. Uma releitura dirigida por alunos e pelo ator e diretor Nival Correia.

O diretor Antônio Souza, conta em ‘O Bicho do Grito’ um fenômeno folclórico ocorrido no estado do Tocantins - na região de Buritirana por meio de vários olhares.

A diretora e produtora Érika Mariano retrata em sua obra ‘Isolada Com Elas’ o cotidiano e as experiências do isolamento social de uma mulher com as várias versões de si mesma dentro de uma casa.

Em ‘Zé Onça - Relatos de uma Memória’, o diretor Túlio de Melo conta a história de um personagem chamado Zé onça, um pescador. O documentário reconstrói a vida real do personagem a partir dos relatos e memórias de suas lembranças em seus momentos de pescarias.

Em ‘Gaspar Ponciani - Um Quarto de Século’, o diretor Eugênio Martins conta a história de uma família, única, em uma homenagem.

Sinopses
A Massa Que Faz o Pão, ficção, Hélio Brito, 2018.
Sinopse: Durante solenidade de inauguração de um monumento em comemoração aos 150 anos de construção de uma catedral católica, descendentes de escravos que carregavam as pedras que a mantém de pé, se rebelaram contra a História Oficial da cidade e entraram em choque com o poder público municipal. No conflito, um espectador da História tem a cabeça decepada. Mas não morre.

A Sanfona e a Flor, ficção João Luiz Neiva, 2012.
Sinopse: O curta-metragem que tem a direção geral do jornalista e cineasta João Luiz Neiva foi produzido no Distrito de Taquaruçu no ano de 2013. Conta a história de Justino, um lavrador cujo sonho é ter uma sanfona.

Bicho Homem, Gleydsson Nunes, documentário, 2013.
Sinopse: Seu Laudislau e outros personagens passaram a vida vivendo isolados, reclusos e os moradores da cidade passavam ao lado da casa onde eles viviam. O que é lenda para muitas pessoas é uma realidade para os moradores do interior. Então a comunidade procurava manter certa distância dos lobisomens.

Ouça-me, André Araújo e Roberto Giovannetti, ficção, 2015
Sinopse: "Ouça-me" narra a história de Roberto, um motorista de ônibus perto de enfrentar uma dramática transformação em sua vida onde, com a ajuda de sua família, irá buscar nos sons perdidos da sua história um novo sentido para a vida.

Pra Sempre João, Roberto Giovannetti, ficção, 2014
Sinopse: Este não é um filme de amor, este não é um filme de comédia, este filme não é sobre dramas e confusões, não é um filme sobre separação nem sobre família. Este é um filme de uma cidade. Seis diretores trazem seis histórias para você se apaixonar por essa

O Bicho do Grito, Antônio Souza, documentário, 2017.
Sinopse: Fenômeno Folclórico ocorrido no estado do Tocantins - na região de Buritirana hoje, considerado uma lenda. Porém, pessoas que o viram ou ouviram, asseguram ser real o "Bicho do Grito". Faz parte da Trilogia Lendas do Tocantins que está em processo de produção.

Menina Bonita de Trança, Henrique Terra e Nival Correia, ficção, 2018.
Sinopse: Uma menina perde o encanto pela leitura devido ao forte hábito de uso das redes sociais. Mas, tudo isso muda depois que a menina tem uma visita surpresa ao visitar a biblioteca de sua escola. O filme é uma ideia original dos alunos da Escola Municipal Beatriz Nogueira da Silva em Palmas, roteiro assinado pelos alunos e adaptado pelo diretor Nival Correia e a professora Ana Kamila, premiado com uma releitura feita por profissionais do audiovisual tocantinense.

Gaspar Ponciani - Um Quarto de Século, Eugênio Martins, documentário, 2021
Sinopse: Eugênio de Souza Martins, conta a história de Gaspar e sua família. Vizinhos por mais de 25 anos, seu Gaspar marcou a vida de Eugênio através das histórias e conselhos. O projeto conta a história dessa família, única, em uma homenagem. Esta é uma obra inédita, autoral e que seguiu todos os protocolos de segurança contra a COVID-19.

Isolada com Elas, Érika Mariano, ficção, 2020
Sinopse: Um filme que retrata o cotidiano e as experiências de isolamento social de uma mulher com as várias versões de si mesma dentro de uma casa.

Zé Onça, Relatos De Uma Memória, Túlio de Melo, documentário, 2021.
Sinopse: Zé onça, relatos de uma memória é um documentário de curta-metragem de caráter biográfico. É um filme que conta a história de um personagem chamado Zé onça, um pescador. O doc-biográfico reconstrói a vida real do personagem a partir dos relatos e memórias de suas lembranças do passado em seus momentos de pescarias. Além do nome intrigante, de Zé onça, o documentário busca reconstruir as memórias e as lembranças do personagem a partir de seus contos e de animações em 3D de fotografias de arquivo pessoal do personagem. A história de Zé onça representa uma das características culturais e populares das pessoas do antigo Norte goiano, hoje, atual Estado do Tocantins. O documentário traça um perfil particular do seu povo através da simplicidade, da dificuldade do passado e do modo de vida de seus populares.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página