Página inicial > Últimas Notícias > Residência agrícola do curso de Engenharia Florestal abre seleção
proex

Residência agrícola do curso de Engenharia Florestal abre seleção

Por Joice Nascimento | Supervisão, edição e revisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Sexta, 07 de Janeiro de 2022, 14h11 | Última atualização em Sábado, 08 de Janeiro de 2022, 01h06

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) divulgou nesta quinta-feira, 06, o Edital n° 01/2022, referente ao processo seletivo para o ingresso no Programa de Residência Agrícola Rede de Sementes Florestais do Sul do Tocantins. O programa, que é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está oferecendo 05 (cinco) vagas com bolsa mensal no valor de R$1.200,00, voltadas para recém-egressos do curso de Engenharia Florestal da UFT. As inscrições podem ser feitas entre os dias 10 e 24 de janeiro de 2022, pelo formulário online.

Quem pode participar

Podem participar do processo seletivo egressos do Curso de Engenharia Florestal da UFT que tenham concluído o curso no máximo 12 meses antes da data de publicação do edital, que apresentem Coeficiente de Rendimento Escolar maior ou igual a 6,0 e que não possuam nenhum vínculo empregatício ou bolsa de qualquer natureza. Os candidatos interessados em participar do processo de seleção também devem ter disponibilidade para dedicar 40 horas semanais exclusivamente às atividades do programa.

Inscrições

Para efetuar as inscrições, os candidatos deverão enviar os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido, arquivo PDF do comprovante de conclusão de curso ou declaração emitida pela coordenação do curso que comprove que o candidato concluiu a graduação, arquivo PDF do Histórico Escolar Final contendo o Coeficiente de Rendimento Escolar, arquivo PDF com documento de Identidade e CPF e arquivo PDF do comprovante de quitação eleitoral. Os candidatos também devem enviar um arquivo PDF do Curriculum Vitae, padrão plataforma Lattes atualizado, que comprove as atividades de pesquisa, ensino e extensão curricular.

Os documentos solicitados devem ser anexados no formulário de inscrição. Todo o processo seletivo será realizado online, de forma remota e vai ser dividido em duas etapas. A primeira etapa terá peso 4 e corresponde à análise do Coeficiente de Rendimento Escolar, na qual serão classificados os 15 candidatos com maiores Coeficientes de Rendimento. A segunda etapa do processo seletivo terá peso igual a 6 e consistirá em uma entrevista via Google Meet, onde será atribuída uma nota de 0 a dez.

Etapas

As etapas do processo seletivo serão realizadas por uma comissão formada pelo coordenador do Programa de Residência Agrícola Rede de Sementes Florestais do Sul do Tocantins, por um professor convidado do curso de Engenharia Florestal e por um representante das unidades de residência Agrícola participantes do programa. Após as duas etapas, os candidatos que obtiverem pontuação abaixo de 6,0 serão desclassificados.

Resultado

Serão selecionados para ingressar no programa, os candidatos que alcançarem as cinco maiores pontuações finais. O resultado da primeira etapa do processo seletivo será divulgado no dia 25 de janeiro e as entrevistas ocorrerão no dia 27. O resultado final será divulgado no dia 28 de janeiro via website e redes sociais, além de ser enviado para o e-mail do candidato.

Sobre o Programa

O objetivo do Programa de Residência Agrícola Rede de Sementes Florestais do Sul do Tocantins é oferecer qualificação técnica a recém-egressos do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Tocantins por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por docentes em unidades residentes, contribuindo para a elevação da qualidade da formação profissional dos egressos da UFT. O programa também visa estimular o espírito crítico e a atuação profissional pautada pela competência e responsabilidade ambiental, social e econômica.

Para mais informações sobre o processo seletivo, consulte o edital.