Página inicial > Últimas Notícias > Estudante indígena da UFT conclui curso de Doutorado
Stricto sensu

Estudante indígena da UFT conclui curso de Doutorado

Por Ana Lissa | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 22 de Dezembro de 2021, 15h56 | Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2022, 15h21

Na última quarta-feira (15), a estudante indígena do povo Karajá-Xambioá, Eugislane Karajá, concluiu o curso de Doutorado, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb) da Universidade Federal do Tocantins. A tese intitulada “Teorização para um Paradigma da Educação Escolar Indígena Emergente sob a Perspectiva Karajá-Xambioá - Do Pensar Complexo à Pedagogia da Ancestralidade/Matukari-Walahina”, é fruto de sua pesquisa junto à sua comunidade.

Eugislane Karajá é graduada em Pedagogia pela UFT e mestre pelo PPGCiamb, onde desenvolveu a pesquisa junto ao povo Karajá-Xambioá sobre a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas. Agora conclui o curso de Doutorado, também pelo Ciamb, com ênfase na educação escolar da comunidade. Além disso, Eugislane é, desde 2016, servidora efetiva da UFT, do  tornando-se a primeira indígena do quadro. de técnicos da Universidade.

Para Eugislane Karajá, o seu maior desejo como pesquisadora é continuar desenvolvendo estudos junto ao seu povo, a estudante acredita que: “é territorializar e indigenizar os espaços acadêmicos que nos foi aberto pelo sistema de contas”.

E como servidora, sua intenção é contribuir com a formação dos acadêmicos indígenas da UFT, diminuindo assim as barreiras que existem entre a aldeia e a academia. “Quero ajudar os indígenas na academia para que consigam passar por esse processo sem perder o território que carregam dentro de si”, afirma.

A defesa da tese teve como banca avaliadora os professores do PPGCiamb: Odair Giraldin, Elineide Eugênio Marques e a professora Reijane Pinheiro da Silva. Como membros externos: Dr. Juan Miguel Gonzáles Velasco, da Universidad Mayor de San Andres – Bolívia e Dr. Gersem José do Santos Luciano (Gersem Baniwa), indígena e professor da Universidade Federal do Amazonas. A orientação do trabalho foi realizada pelo professor Héber Rogério Grácio e coorientação da professora Maria José de Pinho.

Sobre o PPGCiamb

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb) foi o primeiro Programa a aderir ao sistema de ações afirmativas na Pós-Graduação na UFT.

O objetivo geral do Programa de Mestrado em Ciências do Ambiente (PPGCiamb) é formar recursos humanos, gerar e difundir conhecimentos voltados à temática ambiental e suas interfaces, numa perspectiva socioambiental, incentivando o diálogo entre diversos campos do saber. Criar, desenvolver, fortalecer e difundir as atividades de pesquisa, de extensão e de ensino, por meio de uma abordagem integrada e multidisciplinar na área das Ciências do Ambiente, com foco nos problemas locais e regionais da Amazônia Legal.

Os esforços do programa têm se concentrado na inserção dos estudantes com diferentes formações e experiências em estudos que tratam de problemáticas relacionadas ao ambiente e suas interfaces, buscando soluções voltadas à conservação do patrimônio natural e o desenvolvimento numa perspectiva socioambiental.

marcador(es): PPGCiamb