Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Sociólogo, o indagador da sociedade
10 de dezembro

Dia do Sociólogo, o indagador da sociedade

Por Glenda Barros | Supervisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 08h48 | Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 08h49

No dia 10 de dezembro é celebrado o Dia do Sociólogo. A data foi escolhida em 2009, fazendo referência ao dia no qual ocorreu a sanção presidencial de João Figueiredo. Essa determinação federal reconheceu e regulamentou a profissão liberal em 1980 através da Lei n° 6.888. Antes da aprovação da legislação pelo Congresso Nacional doze anos atrás, a comemoração acontecia no dia 29 de maio.

Ainda que muitos não entendam a utilidade da Sociologia e não identifiquem a importância profissional do sociólogo para a manutenção da sociedade, a ciência que se ocupa de estudar e entender o estabelecimento e funcionamento das relações humanas dentro de um contexto social é tão importante quanto qualquer outra. Ela não é um exercício intelectual vazio e solitário.

Em grande medida, é uma ciência interdisciplinar. Os resultados alcançados por ela, por meio de suas pesquisas, são fundamentais para que aconteça a organização de propostas de intervenção coerentes para a melhoria da vida humana. Foi com esse intuito, inclusive, que a Sociologia se consolidou como ciência ainda no século XIX, época em que a sociedade europeia encarava uma explosão de problemas urbanos.

O sociólogo é aquele que se coloca à serviço da humanidade e busca, acima de tudo, compreendê-la e encontrar meios para lidar radicalmente com suas mazelas. De forma concreta, ele é um crítico e procura trabalhar com base em observação, reflexão e comparação, levando sempre em conta para suas análises os mais diversos aspectos que constituem a sociedade.

Estude na UFT

A Universidade Federal do Tocantins oferta vagas a cada novo semestre no curso de Ciências Sociais nas modalidades bacharelado, no câmpus de Porto Nacional, e licenciatura, no câmpus de Tocantinópolis. Os interessados na área podem ingressar no curso através das chamadas do Sisu com a nota da prova do Enem, vestibulares e Processos Seletivos Complementares (PSCs).