Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do 1° período de Medicina realizam ações educativas em Palmas
iniciativa

Alunos do 1° período de Medicina realizam ações educativas em Palmas

Por Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 13h00 | Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 15h26

Todos os semestres, os alunos do 1° período do curso de Medicina da UFT, Câmpus de Palmas, realizam ações educativas sobre diversos temas relevantes à saúde em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Palmas. A ação faz parte dos trabalhos que são desenvolvidos na disciplina Prática de Saúde.

A professora Kelly Cristina Gomes Alves, responsável pela disciplina, explicou que neste semestre, por conta do aumento do número de casos de dengue, dois grupos de alunos foram ao CMEI da 206 Sul e realizaram essa ação educativa no formato de um teatro interativo, e na UBS da 108 Sul. Catherine Marie de Campos Menezes Rosa, foi uma das acadêmicas que  participou dessas ações e conta que o momento foi uma boa oportunidade para os acadêmicos crescerem com o contato direto com as pessoas e muito importante por alcançar a comunidade.

“Poder levar educação e saúde de forma acessível e dinâmica como fizemos tem impactos positivos sobre o problema que assola o país inteiro, a dengue. Apesar da abordagem simples, os resultados na prevenção e cuidado são altos”, afirma Catherine.

Outras atividades semelhantes também foram  realizadas e muitos outros temas abordados, tais como prevenção e tratamento da sífilis, hipertensão, a importância da vacinação, prevenção do coronavírus, diabetes  e diabetes gestacional.

Rafael Chagas, acadêmico do curso de Medicina, participou da ação realizada na Unidade Básica de Saúde Professora Isabel Auler. Na ocasião eles elaboraram um material educativo sobre Diabetes Gestacional para orientar a comunidade da região, sob a supervisão do professor Horllys Barreto e outros parceiros. Rafael explicou que ao visitar o local eles  notaram um grande número de gestantes e que uma das demandas seria uma boa orientação sobre a diabetes gestacional.

“Percebemos que a diabetes gestacional é uma condição recorrente e pouco esclarecida. Ainda que as gestantes façam o pré-natal regularmente, é sempre bom dar ênfase nas prevenções desse quadro, até porque hoje a maioria dos alimentos tem uma quantidade grande de açúcares e é importante que as gestantes saibam o que evitar durante o período”, afirmou o estudante. Na ação todos aprenderam os estudantes com esse contato direto com a comunidade e a comunidade em receber informação claras e de qualidade pra prevenção de saúde.

A acadêmica Sarah Saraiva também esteve na UBS Professora Isabel Auler e enfatizou a importância de trabalhos como esses: "Fizemos visitas para algumas gestantes e percebemos que as informações não são tão disseminadas, como o período certo que deve ser feito o exame que faz o diagnóstico da doença, então achamos importante desenvolver um folheto que trouxesse essas informações. Alguns entregamos pessoalmente e outros deixamos para os agentes de saúde compartilharem, já que assim é possível abranger um número maior de grávidas".

Kelly esclarece que o principal objetivo dessas ações educativas são informar e capacitar os usuários dos serviços de atenção primária do SUS e contribuir na prevenção de doenças para a promoção da saúde e, consequentemente, da qualidade de vida. Além disso, todos os anos novas ações são desenvolvidas de acordo com as necessidades e demandas apresentadas pelos profissionais e comunidade dos locais atendidos.

marcador(es): Medicina Palmas,Home