Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UFT lança livros em simpósio no Amapá
publicações

Por Ana Lissa | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 16h05 | Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 16h05

Os livros “Desenvolvimento no Estado do Tocantins na perspectiva da imprensa”, de autoria da jornalista Neuracy Viana, e “Região Metropolitana de Palmas: a gestão orçamentária e fiscal no processo de desenvolvimento”, da economista Welma Ferreira de Melo, ambas recém-concluintes do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), serão lançados no próximo dia 02 de dezembro, no III Simpósio de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, promovido pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). O evento on-line ocorrerá nos dias 1º e 02 de dezembro, em comemoração aos 15 anos do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unifap, e contará com conferências, mesas-redondas e lançamento de 12 publicações.

O livro “Desenvolvimento no Estado do Tocantins na perspectiva da imprensa” é resultado da pesquisa de mestrado realizada pela autora, que defendeu sua dissertação em julho. O trabalho revela quais foram os temas e as fontes e vozes presentes na pauta sobre o desenvolvimento tocantinense, além de fazer um resgate histórico da trajetória do desenvolvimento nos primeiros 30 anos (1988-2018) do Estado, a partir de textos publicados pelo Jornal do Tocantins.

O livro foi publicado pela Uniedusul Editora. O texto de apresentação é da professora doutora Monica Franchi Carniello, da Universidade de Taubaté, e editora executiva da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; e o prefácio do professor Antonio José Pedroso Neto, orientador da pesquisa.

O livro “Região Metropolitana de Palmas: a gestão orçamentária e fiscal no processo de desenvolvimento”, também é resultado de uma pesquisa de mestrado. O trabalho traz uma análise da gestão orçamentária e fiscal da região metropolitana de Palmas e suas implicações no processo de desenvolvimento regional, entre os anos de 2010 e 2017.

A análise aponta para uma região de desenvolvimento direcionada às grandes cidades, devido às vantagens locacionais e populacionais. Os indicadores revelam que todos os municípios da região avançaram positivamente rumo ao desenvolvimento, com destaque para Palmas.

Ainda no dia 02, das 14h30 às 16h30, o professor Alex Pizzio, do PPGDR/UFT, participará de uma mesa na qual falará sobre as “Intenções de Desenvolvimento no Tocantins”. Também participarão da mesa os professores doutores Antônio Filocreão e Ivo Marcos Theis.

(Informações do Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Regional)

marcador(es): Home,PPGDR