Página inicial > Últimas Notícias > Dia de celebrar nossos engenheiros eletricistas
Datas Comemorativas

Dia de celebrar nossos engenheiros eletricistas

Por Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 23 de Novembro de 2021, 08h39 | Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 10h13

No dia 23 de novembro é comemorado o Dia do Engenheiro Eletricista. A escolha da data é uma referência à fundação, no ano de 1913, do Instituto Eletrotécnico de Itajubá, uma das maiores escolas de Engenharia do País. Decretado pela Lei Nº 12 074, de 29 de outubro de 2009.

Na UFT temos o curso de Engenharia Elétrica, no Câmpus de Palmas. Ele é integral e tem cinco anos de duração desenvolvidos em três eixos: ciclo básico, profissionalizante e específico. As grandes áreas abordadas são: eletrônica, telecomunicação e sistemas elétricos de potência.

As disciplinas têm abordagens técnica e prática, que possibilitam a formação de empreendedores, gestores e profissionais com senso de liderança e de trabalho em equipe.

As principais linhas de pesquisa são: redes inteligentes, transformadores, cidades inteligentes, IoT, telecomunicação, sistemas fotovoltaicos.

O curso da UFT também se destaca pelo Programa de Educação Tutorial (PET), Liga de Energia Solar e Empresa Júnior Tesla. Além de projetos de extensão premiados, como o ciclo de palestras de ciência e tecnologia nas escolas públicas.

Com infraestrutura composta por laboratórios de eletromagnetismo, circuitos elétricos, ondas e antenas, eletrônica e máquinas elétricas, espera-se que o profissional esteja preparado para atuar em áreas como controle de processos industriais, sistemas de potências e projetista de sistemas elétricos.

Os estudantes são estimulados a empreender e podem atuar como gestor de empresas ou empreendedor. Além do potencial para a área acadêmica e também o setor público.

O curso tem por objetivo atender a forte demanda no Estado para profissionais na área de Engenharia Elétrica, além de formar profissionais capazes de planejar, desenvolver projetos e gerir sistemas elétricos com qualidade técnica.