Página inicial > Últimas Notícias > Dia da Consciência Negra: oportunidade de reflexão sobre a questão da igualdade racial
20 de novembro

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 11h57 | Última atualização em Sábado, 20 de Novembro de 2021, 11h54

Em 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A ocasião é uma oportunidade para refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a questão da igualdade racial. Além da festa e da lembrança histórica, a data foi idealizada para marcar e abrir o debate sobre as políticas de ações afirmativas para o acesso dos negros ao que o estado democrático de direito deve oferecer a todo e qualquer cidadão: direito à educação, à saúde e à justiça social.

Segundo a professora do curso de Direito do Câmpus de Palmas, Ana Lúcia Pereira, o dia 20 de novembro é considerado como Dia da Consciência Negra, porque é a data de morte do herói negro Zumbi dos Palmares. "Desde 1971, quando o poeta gaúcho Oliveira Silveira, fundador do Grupo Palmares passou a propagar essa proposta junto ao movimento negro brasileiro. Efetivamente a data passa a ser celebrada nas escolas com força de lei, a partir de 2003, quando se tornou obrigatório também o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana. Nesse sentido, celebrar o 20 de novembro significa reconhecer a importância dos afro-brasileiros na formação do Brasil; reconhecer que a história desse povo sempre foi de luta e resistência contra a escravidão e que o espírito de liberdade é o que move a luta contra o racismo, o preconceito e a discriminação racial em nosso país. Portanto, estamos celebrando o cinquentenário do 20 de novembro".

Para a egressa do curso de Pedagogia do Câmpus de Arraias, Maraynne Pontes, e participante do Coletivo da mulher negra Oorun obinrin, Alagbara, e coordenadora Estadual da rede Ciberativista Negra, a data é importante para lembrar que não é um dia de comemoração. "É hoje para nós um dia/mês de luta e combate ao racismo, mas estamos longe do que essa data deveria representar. O dia 20 de novembro, assim como todo o mês é de luta em defesa da vida, da igualdade racial, contra o genocídio da juventude preta e o feminicídio que é uma realidade não só dos grandes centros, mas também dos interiores, no cenário político atual, contra a fome e a miséria que atinge principalmente a periferia que é em sua grande maioria preta" destaca.

Karla Bayma, acadêmica do curso de Engenharia Florestal da UFT- Câmpus de Gurupi, diz que passou por outra instituição que sempre comemorava o Dia da Consciência Negra e sempre fazia questão de participar para dar ênfase no quanto esse dia é importante. 'O dia 20 de novembro não é só o dia em que o líder Zumbi dos Palmares faleceu e sim um símbolo de um compilados de lutas para inserção do negro na sociedade, no entanto a luta continua pois a igualdade racial ainda não realidade, até então existe muito racismo, preconceito e exclusão, além da questão da ocultação da cultura africana por isso esse dia nos faz lembrar e conscientizar os demais da representatividade que esse dia foi e ainda é na nossa sociedade", ressalta.

marcador(es): Palmas,Arraias,Home