Página inicial > Últimas Notícias > UFT participa da campanha da integridade pública em órgãos federais

UFT participa da campanha da integridade pública em órgãos federais

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 17 de Novembro de 2021, 09h41 | Última atualização em Quarta, 17 de Novembro de 2021, 09h41

Com o objetivo de promover ações de promoção de um ambiente mais ético e transparente em instituições públicas federais - encabeçado pela Controladoria Geral da União (CGU) - a Universidade Federal do Tocantins está participando da Campanha de Integridade Pública no Governo Federal (#integridadesomostodosnos). Em julho último foi criado o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo (Sipef), que estabelece padrões para as medidas de integridade adotadas pelos órgãos

Para o professor Élvio Quirino, coordenador da campanha na UFT, a ação objetiva descentralizar responsabilidade sobre a temática. "A integridade não compete apenas ao coordenador do programa, mas a todas a pessoas, todos os agentes públicos da UFT e que atendem ao público e que fazem as coisas acontecerem. É o diretor de câmpus, o coordenador do curso, o diretor financeiro, das instituições e, na verdade, a integridade envolve todo o corpo administrativo e financeiro da instituição e também os funcionários e os próprios alunos, que são o público alvo de nossa universidade", pontua.

De acordo com o Manual de Implementação de Programas de Integridade (disponível para download aqui), "promover uma cultura de integridade no serviço público é requisito essencial para o aumento da confiança da sociedade no Estado e em suas instituições. Manter um alto nível de integridade e desenvolver uma cultura organizacional baseada em elevados valores padrões de conduta, constitui política pública fundamental a ser constantemente promovida e incentivada pelos governantes e gestores."

O coordenador da campanha na UFT destaca que "na alta administração da UFT, o reitor, o vice-reitor e pró-reitores, são agentes fundamentais nesse processo de divulgação das açõse do Programa de Integridade Institucional".

Conheça um pouco mais das ações da Campanha, em nível nacional, no site da CGU, "que é o órgão que desenvolve esses programas a nível nacional, em todos os órgãos públicos do país e, em especial, nas universidades públicas federais", complementou Quirino.

marcador(es): Home,Integridade