Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento de e-book sobre a pandemia marca o encerramento do II Siredee e I Sevisp no HDT-UFT
EVENTO CIENTÍFICO

Por Comunicação HDT | Edição: Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 17h35 | Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 22h25

A obra no formato pdf está disponível no site do hospital universitário, aba Ensino e Pesquisa.

O lançamento do livro “Doenças Infectocontagiosas e o Controle de Infecção Hospitalar: desafios em Tempos de Pandemia”, encerrou o II Simpósio da Região Norte de Doenças Emergentes e Reemergentes (Siredee) e I Seminário de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da Região Norte (Sevisp), promovidos pelo Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), filial da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), nos dias 19 a 21 de outubro, de forma virtual, por meio da Plataforma Teams.

Foram três dias de programação com palestras, debates, minicursos e apresentação de trabalhos, relacionados aos temas: vigilância em saúde, segurança do paciente e doenças emergentes e reemergentes no contexto da pandemia da Covid-19. O público inscrito foi de 241 participantes entre profissionais, estudantes e pesquisadores da Rede Ebserh e de outras instituições de Saúde e de Ensino Superior, além de palestrantes com vasto conhecimento nos assuntos abordados.

O chefe do Setor de Gestão do Ensino, professor Wagner Mariano avaliou a segunda edição do simpósio como exitosa, pois segundo ele conseguiu transpor as barreiras físicas e geográficas que um evento presencial limita.

“Contamos com participantes e palestrantes de todas regiões do Brasil. Foram dias de excelentes reflexões atuais e necessárias das doenças emergentes, cuidado do paciente e de políticas públicas em saúde. Tivemos participação efetiva dos inscritos em todos os momentos, que participaram de forma efetiva por meio dos chats. Fechamos com ‘chave de ouro’ com o lançamento do livro que foi escrito a várias mãos”, conclui.

Sobre o seminário, a enfermeira de vigilância em saúde do HDT-UFT, Patrícia Alves de Mendonça Cavalcante ressaltou que foi muito gratificante propor e executar o primeiro Seminário de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente por se tratar de um assunto tão relevante para a assistência e para o ensino.

"Contamos com autoridades nacionais que dialogaram sobre a importância do tema para o Brasil. Trata-se de uma ação integrativa vinculando assistência, ensino, pesquisa e extensão, fundamental para um Hospital escola como o HDT-UFT", finaliza.

A estudante do 6º período de medicina da UFNT, Tayná Moreno parabenizou a organização do evento. “Foi de uma qualidade incrível. Todos os palestrantes com muito domínio sobre os temas apresentados. Fazia um bom tempo que eu não ficava feliz e sentindo que realmente aprendi em um congresso”, completou.

A realização contou com o apoio do Centro Acadêmico de Medicina da UFNT, Hospital de Olhos do Tocantins, Hospital Municipal de Araguaína, Hospital Regional Público de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos (UFNT).

Lançamento do livro

O e-book “Doenças Infectocontagiosas e o Controle de Infecção Hospitalar: desafios em Tempos de Pandemia”, foi lançado na quinta-feira (21) em live transmitida nos canais oficiais do Youtube da UFT  e da UFNT. O livro foi elaborado a partir das experiências compartilhadas com diversas categorias profissionais e estudantes do HDT-UFT e UFNT.

Participaram do evento online a enfermeira de vigilância, Marceli Albeiricie, representando os organizadores do livro, o acadêmico do sexto período de medicina da UFNT, João Vitor Campos Silva, representando os acadêmicos, o médico residente em clinica médica, Patrick Nunes Brito, representando os residentes, a médica Alexandra Rossi, representando o corpo clínico, o superintendente do HDT-UFT, Antônio Oliveira, além do Reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato e do Reitor pro-tempore da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben.

A terceira obra científica do HDT-UFT conta com duas versões: a versão on-line (e-book) que está disponível no site do hospital e a versão do livro físico. A publicação possui registro de ISBN, conselho editorial e cada capítulo terá cadastro DOI, facilitando a identificação de cada manuscrito. Participaram da elaboração discentes, docentes, médicos e diversos profissionais da saúde e contou com os organizadores: médica Ms. Alexandra Rossi, das enfermeiras de vigilância Ms. Marceli Helfenstein, Patrícia Mendonça e Raimunda Almeida, e do professor Dr. Wagner Mariano, Chefe do Setor de Ensino e Pesquisa.

O livro possui 31 capítulos, divididos em 4 eixos: A Vigilância das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e a Resistência Bacteriana; A pandemia da Covid-19 e os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde nos diferentes cenários e contextos; A sobrecarga do Sistema se Saúde e o acompanhamento das Doenças Infectocontagiosas; e coinfecções e Covid-19.

HDT-UFT Solidário

Após o surgimento da Pandemia, muitas famílias têm passado por grandes dificuldades, até mesmo fome; algumas estão em situação de vulnerabilidade extrema. O HDT-UFT Solidário surgiu com a intenção de contribuir para a minimização desse problema, incentivando a prática voluntária e a responsabilidade social, buscando auxiliar entidades carentes, a partir da mobilização e do apoio de toda a comunidade acadêmica.

Deste modo, o valor simbólico arrecadado com as inscrições será revertido para a realização da ação, juntamente com o Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A ação está prevista para ocorrer em dezembro.

marcador(es): HDT,Home