Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório Lúdico Pedagógico nos câmpus: acolhimento à comunidade interna e externa
Proex

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 17h18 | Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 10h22

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), com o objetivo de oportunizar um espaço de convivência e desenvolvimento de atividades lúdicas e de aprendizagem às crianças e aos estudantes da graduação, está implantando em seus câmpus espaços lúdicos pedagógicos de acolhimento.

Espaço Lúdico Câmpus de Porto Nacional.Espaço Lúdico Câmpus de Porto Nacional.

A ação faz parte de um Projeto Institucional de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) integrado com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) e será direcionado aos filhos e filhas de servidores (3 a 7 anos de idade), de estudantes e escolas municipais. O Projeto está sendo implantado nos câmpus de Miracema, Palmas, Gurupi, Arraias e Porto Nacional.

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proex) da UFT, Maria Santana Milhomen, foram adquiridos materiais permanentes e brinquedos infantis, além de materiais de papelaria para suporte às atividades. “Com a aquisição do material, o ambiente será organizado de forma pedagógica para atendimento aos participantes, e teremos em cada câmpus um coordenador e dois bolsistas por período de atendimento”, explica.

Maria Santana acrescenta que “essa é uma ação em parceria com a deputada Dorinha Seabra Rezende através de uma emenda parlamente e também dos câmpus envolvidos. Estamos finalizando a organização dos espaços para inauguração ainda esse ano”, destaca.

O espaço lúdico pedagógico está sendo organizado a partir de cantinhos, sendo eles:
• Canto do “faz de conta”: espaço com mobílias e utensílios domésticos, camarim com fantasias, chapéus, espelhos, fantasias, para representação de diversos papéis, entre outros brinquedos infantis miniaturizados.
• Canto das "invenções ou criação ou sucatoteca": uso de materiais recicláveis ou objetos diversos para inventar, construir e recriar coisas e brinquedos;
• Canto do teatro ou do fantoche: criação e construção de histórias e fantoches, com painéis e palcos para encenações;
• Canto da oficina: para construção e restauração de brinquedos, entre outros;
• Mesa coletiva: espaço utilizado para jogos coletivos, como dominó, tabuleiros;
• Canto do mural de recados: para comunicados, notícias, avisos, normas e outras formas de comunicação;
• Canto do cinema: local com Televisão, Datashow, almofadas, tapetes para as crianças apreciarem filmes e desenhos, que devem ser disponíveis para diferentes faixas etárias;
• Canto da pintura e desenhos: deixar à disposição, ainda que com supervisão de um monitor, materiais para pinturas e desenhos como pincéis, telas, papeis, cartolinas, sulfites, entre outros.