Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do profissional da informática
Início do conteúdo da página
19 de outubro

Dia do profissional da informática

Por Bruna Santos | Supervisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2021, 08h37 | Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 03h24

Se hoje é possível estar aqui, lendo esta matéria publicada neste portal institucional através de um computador, notebook, tablet ou celular, os agradecimentos devem ser feitos à eles, profissionais da informática. Criada nos últimos 40 anos, a profissão se faz presente no dia-a-dia de pessoas e empresas de forma integral. Após a pandemia, a profissão tornou-se ainda mais valorizada e requisitada, já que o mundo passou por uma necessidade ainda maior de migrar para o universo digital.

A utilização de plataformas digitais para encontros formais e informais cresceu consideravelmente e os responsáveis por facilitar o uso desses e outros recursos tecnológicos, são os profissionais de informática e/ou tecnologia da informação (T.I). 19 de outubro é a data em que se celebra a atuação desse profissional no mercado, atraindo um olhar de apreço, respeito e valorização à profissão, que, por sua vez, garante mais funcionalidade às atividades em geral nos dias atuais.

São diversas as áreas de estudo e atuação para se tornar um profissional da informática. Na UFT, o interessado pode ingressar no curso de Ciências da Computação no Câmpus de Palmas. Segundo o professor Dr. Ary Henrique de Morais de Oliveira, do curso de Ciências da Computação, “a atuação do profissional da Tecnologia da Informação no contexto da pandemia, foi essencial, pois grande parte das profissões e atividades tiveram que migrar para o modelo remoto e a necessidade por equipamentos de hardware e software cresceu bastante”, afirma.

Ainda segundo o professor, grande parte dos alunos do curso de Ciência da Computação foram contratados por empresas de grande porte antes mesmo de concluir a graduação “a demanda pelo profissional (da T.I) cresceu exponencialmente em um curto período de tempo”, contextualiza o professor.

A profissão está sob análise de projeto para a devida regulamentação junto ao Senado e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O projeto prevê algumas diretrizes para regulamentar a profissão, bem como o registro do profissional no Conselho Regional de Informática.

registrado em:
Fim do conteúdo da página