Página inicial > Últimas Notícias > Conheça avanços científicos e tecnológicos da UFT ao longo dos anos
Dia da Ciência e Tecnologia

Conheça avanços científicos e tecnológicos da UFT ao longo dos anos

Por Helô Pereira | Supervisão e Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Sábado, 16 de Outubro de 2021, 03h30 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 08h31

16 de outubro é o Dia da Ciência e Tecnologia, em celebração às inovações nesse campo. A UFT também avança em suas conquistas, sempre buscando novos horizontes científicos e tecnológicos. A criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) é um reflexo das conquistas, na Universidade, no campo da pesquisa.

Desde a sua implantação, em 2011, o NIT busca incentivar e desenvolver a cultura da propriedade intelectual entre professores, estudantes e técnicos da UFT. “As universidades, principalmente as federais, assumiram o papel de principais geradoras de inovação tecnológica no Brasil. O NIT atua fortemente na proteção de ativos de propriedade Intelectual, sejam programas de computador, patentes, marcas, cultivares, entre outros”, explica a coordenadora do Núcleo, Claudia Cristina Auler.

Conheça alguns avanços científicos e tecnológicos da UFT:

“Em 2021, atingimos o marco de 100 ativos de propriedade intelectual, sendo a UFT detentora do maior portfólio de ativos imateriais do Estado do Tocantins. Também tivemos a primeira patente concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi)" destaca Claudia.

• 2021 – Primeira patente concedida da UFT: a criação foi uma maionese com polpa de açaí e o seu respectivo método de processamento.
  • 2021- Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo como desafios no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI UFT.

“A partir de ações planejadas, projetos integradores e colaboração dos diferentes agentes do ecossistema de inovação institucional, espera-se um grande salto de qualidade e capacidade de atendimento das necessidades das comunidades interna e externa, bem como, principalmente, da capacidade de realizar maior interação da universidade com a sociedade e com o setor produtivo”, explicou a coordenadora.

marcador(es): Propesq,Home,NIT