Página inicial > Últimas Notícias > Dia de celebrar nossos agrônomos por sua profissão
Gurupi

Dia de celebrar nossos agrônomos por sua profissão

Por Denise Neves | Publicado: Segunda, 11 de Outubro de 2021, 19h15 | Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 08h39

Dia 12 de outubro é comemorado o dia do Engenheiro Agrônomo, quando foi regulamentada a profissão no Brasil, através do Decreto nº 23.196 de 12 de outubro de 1933.

Esta data homenageia o profissional que é responsável por ajudar a potencializar as capacidades de produção da agricultura mundial, nos pontos de vista técnico, ambiental, social e econômico.

O agrônomo auxilia no planejamento e execução da agropecuária, aplicando técnicas agronômicas e conhecimentos científicos para gerar uma agricultura racional.

Curso da UFT

Na UFT, o curso de Agronomia existe desde 1991 e fica no Câmpus de Gurupi – sul do Estado do Tocantins. Ele é integral e tem duração de 10 semestres (5 anos).

O curso conta com 27 professores, todos com doutorado em suas respectivas áreas de atuação, tais como Fitotecnia (Grandes Culturas, Olericultura, Forragicultura, Fruticultura), Manejo do Solo e Água, Melhoramento Genético Vegetal e Fitossanidade (Entomologia, Fitopatologia e Plantas Daninhas).

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Agrônomo formado na UFT é bastante amplo e ele poderá atuar:

• em diversas áreas de pesquisa científica, ensino e extensão, em instituições públicas e privadas, bem como ser profissional autônomo;
  • nas áreas de ensino, pesquisa e extensão empregando tecnologias avançadas no setor agropecuário;
  • na resolução de problemas identificados, propor soluções e inovações a partir das necessidades locais, regional e nacional;
  • em todos os setores da agropecuária, propondo políticas de desenvolvimento, visando uma atividade sustentável em qualquer região que desenvolver seu trabalho profissional.

Nossos egressos

Com uma formação bastante generalista, os profissionais formados pela UFT tem um leque muito grande de opções ao finalizarem o curso. E nossa egressa Patrícia Mourato Alves, de 29 anos, vem nos contar um pouco da sua trajetória.

Ela ingressou na UFT no segundo semestre de 2012 e ficou meio perdida, pois não conhecia muita gente da área e nem tinha muita intimidade com tantas disciplinas de exatas. Após o primeiro ano de graduação entrou no grupo de pesquisa em melhoramento genético, com o docente Rodrigo Fidelis, onde atuou de 3 a 4 anos.

Nos anos finais da graduação, sentiu a necessidade de conhecer como era o mundo comercial da sua área e que é completamente diferente da pesquisa. Estagiou durante um ano numa empresa e conheceu sobre desenvolvimento técnico, dia de campo e portfólios comerciais.

Após sua formatura, em agosto 2018, passou para uma seleção de trainee em uma multinacional e foi a primeira mulher a assumir o cargo de assistente técnica comercial da Agrex do Brasil, representando só o Tocantins. Depois o sul do Pará e atualmente é Supervisora de acesso ao mercado da Agrex do Brasil e da Synagro, ambas subsidiadas da Mitsubishi.

“Comecei no campo, fui a primeira mulher a assumir o cargo de assistente técnica comercial da Agrex do Brasil e vejo que o principal é saber que a mulher tem potencial, só precisamos ter oportunidades. Hoje lidero uma equipe com 15 agrônomos – 10 homens e 5 mulheres. Vejo minha trajetória com grande alegria”, celebra Alves.