Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Carreira segue em crescimento e com cardápio rico de possibilidades de atuação
Início do conteúdo da página
dia do nutricionista

Carreira segue em crescimento e com cardápio rico de possibilidades de atuação

Por Gihane Scaravonatti | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 10h11 | Última atualização em Terça, 31 de Agosto de 2021, 10h58

Data comemorativa está relacionada à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), ocorrida em 31 de agosto de 1949.

Hoje, 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista. Embora a formação desse profissional, no Brasil, tenha se iniciado em 1939 - com a implementação do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo -, a profissão somente foi regulamentada quase três décadas depois: em 1967. A luta pelo reconhecimento deu-se em meio ao período da Ditadura Militar (1964-1985), por meio da mobilização e empenho das associações de nutricionistas da época. 

Uma amizade que foi nutrida desde o início da graduação 

As nutricionistas Geórgia Alencar (e) e Marcella Almeida são amigas desde a graduação na UFT (Foto: Gihane Scaravonatti)As nutricionistas Geórgia Alencar (e) e Marcella Almeida são amigas desde a graduação na UFT (Foto: Gihane Scaravonatti)As amigas Geórgia Correa Alencar e Marcella Almeida, ambas com 25 anos de idade, são nutricionistas: ingressaram e se formaram praticamente juntas, na UFT. Se conheceram logo na primeira semana em que entraram na instituição, então calouras do curso de Nutrição, no Câmpus de Palmas. O ano era 2013 e os "santos das duas bateram": "foi muito rápido! Nos encontramos e fizemos amizade nos corredores do bloco do Anfiteatro", conta Marcella. "Somos amigas até hoje - e foi a faculdade de Nutrição que nos uniu!", destaca Geórgia. 

Carreira de nutricionista: um cardápio rico de possibilidades

A Nutrição é uma carreira rica em possibilidades no mercado e segue em franca expansão. Há oportunidades de atuação não só como profissional liberal, mas inserido em instituições, em áreas como educação, pesquisa e gestão. O nutricionista é também bastante requisitado em postos de saúde, hospitais, clínicas, restaurantes, indústrias, entre outros.

Geórgia, por exemplo, já passou por algumas experiências no campo da Nutrição: "passei por clínica, pelo SUS, sou especialista em Saúde da Família e Comunidade, onde fiquei dois anos em residência". Atualmente, ela atua como nutricionista comportamental e é pesquisadora-bolsista do projeto Ecoa, pela UFT, de enfrentamento e controle de obesidade no âmbito do SUS. "Ser nutricionista é muito mais do que cuidar da alimentação do paciente: é ter empatia por ele, conhecer sua história para saber onde cabe a alimentação na vida dele, o que faz sentido para que tenha uma vida com mais qualidade", diz.   

Marcella é nutricionista educacional na Diretoria Regional de Educação de Porto Nacional. "A nutrição na prática, por meio de uma alimentação adequada, promove uma melhoria na qualidade de vida do indivíduo. Além de nutrir nosso corpo, uma alimentação saudável melhora a autoestima, o humor, a saúde mental e, principalmente, a saúde física", frisa a profissional. 

Estude Nutrição na UFT

A UFT oferta o curso de Nutrição (bacharelado), no Câmpus de Palmas. O curso é integral, com duração de oito semestres letivos e a abertura de novas vagas ocorre semestralmente. Para saber mais como ingressar nessa graduação, acompanhe - além das notícias no Portal da UFT e no nosso Instagram - a página do curso de Nutrição e a aba Estude na UFT

registrado em:
marcador(es): Palmas,Nutrição,Home
Fim do conteúdo da página