Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 29 de Agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo
Início do conteúdo da página
COMBATE AO TABAGISMO

29 de Agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo

Por Heloylma Pereira | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Domingo, 29 de Agosto de 2021, 19h57 | Última atualização em Domingo, 29 de Agosto de 2021, 19h59

Dia Nacional de Combate ao Fumo

O dia 29 de agosto  foi escolhido para conscientização da população sobre os malefícios que o tabagismo provoca e para ajudar na luta contra o vício.

 

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído pela Lei Federal 7.488 e, desde o ano de 1978, a data tem como objetivo reforçar as ações criadas para conscientização  acerca dos danos causados pelo tabaco, que é tratado como um problema de saúde pública.

O hábito de fumar causa dependência e acarreta vários riscos à saúde.  Devido ao volume de substâncias encontradas no cigarro e aos diversos derivados do tabaco que são psicoativos, o seu consumo produz a sensação de prazer, causando dependência da nicotina.

Além disso, existe uma lista extensa de problemas de saúde que podem se desenvolver ou ter o quadro agravado pelo uso contínuo do cigarro, tais como: câncer, diabetes tipo 2, pneumonia, úlcera no aparelho digestivo, entre outras doenças.

Além dos danos à saúde, o cigarro também traz impactos sociais, políticos, econômicos e ambientais, o que torna essencial a participação de toda a sociedade nessa luta. A coordenadora do curso de Enfermagem da UFT, Ana Edith Farias Lima, comenta a importância do Centro de Saúde Comunitário (CSC) nesse trabalho de conscientização: “As ações realizadas nos centros de saúde básica, em conjunto com o mapeamento realizados pelos agentes de saúde, são fundamentais! Os internos do grupo Internato Rural, do curso de enfermagem,  vêm para somar com os trabalhos de prevenção durante todo o ano”, ressalta Ana Edith.

 

 

registrado em:
marcador(es): Home
Fim do conteúdo da página