Página inicial > Últimas Notícias > 73 anos de Miracema do Tocantins, município dos peixes

73 anos de Miracema do Tocantins, município dos peixes

Por Bruna Santos | Supervisão: Gihane Scaravonatti | Revisão:Paulo Aires | Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 08h09 | Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 08h09

Hoje, 25 de agosto, é comemorado o aniversário de 73 anos de Miracema, município que já foi nomeado sede temporária do estado do Tocantins, de 1º de janeiro de 1989 até 31 de dezembro do mesmo ano.

Miracema, nome originário do antigo Tupi, “pirasema”, significando saída de peixes. O nome dado ao município surgiu do período de reprodução dos peixes, fenômeno natural que ocorre na região. Cercada de atrativos turísticos, Miracema atrai visitantes de toda a região que estão à procura de atividades refrescantes em meio à natureza ou em busca de uma atividade mais agitada, como o famoso Miracaxi, o maior carnaval fora de época no estilo tradicional baiano, do Tocantins, que, atualmente não está sendo realizado devido à pandemia.

A economia da cidade de aproximadamente 17.936 mil habitantes gira em torno do comércio varejista, agropecuária, produção de mel, indústria de confecções, de cerâmica e também do turismo local. Na educação, a cidade conta com escolas da rede municipal e estadual de ensino e, também, com um câmpus da Universidade Federal do Tocantins, que, segundo o vice-diretor do Câmpus, João Nunes da Silva, contribui com a sociedade local, por meio de cursos, palestras e orientações.

Presente há 18 anos no Tocantins, a Universidade Federal fez e faz parte da história do município, que está localizado há aproximadamente 88 km da capital do Estado, gerando oportunidade, crescimento, emprego, renda e educação para alunos, técnicos e professores da localidade e, também, das cidades vizinhas.

marcador(es): Miracema,Home