Página inicial > Últimas Notícias > UFT é a instituição que mais sequencia genomas do coronavírus no Tocantins; pesquisa mostra novas variantes Gama
Covid-19

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 17h03 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 19h47

Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizaram a identificação e o sequenciamento genético de 36 genomas de SARS-CoV-2, de amostras do coronavírus coletadas em 15 cidades do estado do Tocantins. Todas as amostras contaram com a presença da variante Gama (antiga P1) do coronavírus, de acordo com informe publicado neste mês de agosto pela Rede Corona-Ômica.BR-MCTI. Com esses dados a UFT é a universidade que mais sequenciou genomas do coronavírus no Tocantins.

Para o pesquisador e professor Fabrício Campos, do curso de Engenharia e Bioprocessos e Biotecnologia do Câmpus da UFT em Gurupi, "essas variantes encontradas apresentam novas mutações, sendo a maioria, 25 delas classificadas como P.1.7, 10 como P.1 clássica e uma como P.1.2. Esses dados mostram uma disseminação da P1 e surgimento de novas variantes Gama", explica.

O professor acrescenta que "esses 15 municípios demonstram que há uma dispersão do vírus por todo o estado, e isso está relacionado com o número de amostras. Então, em todos esses municípios temos a circulação da variantes Gama e de novas variantes derivadas da Gama demostrando que ainda não é o momento de relaxar com as medidas de proteção", ressalta Campos.

As cidades em que as amostras foram coletadas foram: Araguaína, Aurora do Tocantins, Combinado, Conceição do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraiso do Tocantins, Porto Nacional, Rio Sono e Santa Maria do Tocantins.

A pesquisa foi realizada por meio do Laboratório de Bioinformática & Biotecnologia (Labinftec) da UFT, em colaboração com o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO).