Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Data celebra profissionais que se dedicam aos estudos da filosofia
Início do conteúdo da página
Dia do Filósofo

Data celebra profissionais que se dedicam aos estudos da filosofia

Por Ana Lissa Alves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 08h21 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 08h21

Neste dia 16 de agosto é comemorado, anualmente, o Dia do Filósofo. A data celebra os profissionais dedicados aos estudos da Filosofia, que buscam compreender a natureza, o ser humano, o universo e todos os assuntos intrínsecos aos conhecimentos filosóficos.

A Filosofia é a área do conhecimento que se propõe a entender e refletir sobre as questões humanas, questões éticas, valores morais e a verdade, tendo consciência de que todo conhecimento ainda é pouco.

“A filosofia amplia a capacidade de interpretação, não somente dos livros e artigos que produz e estuda, mas de si mesmo e do mundo ao redor. O estudo da disciplina prepara o pensamento para lidar com a alteridade e a diversidade. Apresenta as sutilezas do mundo da arte, os vastos caminhos do que se considera vida digna de ser preservada e vivida e os labirintos do pensamento humano. A filosofia é um exercício permanente de conhecimento e reflexão sobre si e o mundo em que vivemos", reflete a professora do Curso de Filosofia da UFT, Juliana Santana.

Filosofia na UFT

O curso de licenciatura em Filosofia é ofertado na UFT desde 2009, no Câmpus de Palmas, no período noturno. Todos os anos, são ofertadas 80 vagas para ingresso no curso.

O curso conta com um time de 17 professores altamente qualificados, que há mais de 10 anos formam novos docentes prontos para atuarem na educação e auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico no estado do Tocantins.

Os discentes e egressos da UFT se destacam pela abordagem e o aprimoramento do saber ao longo da sua formação, como destaca a professora Juliana: "O estudante do curso de Filosofia da UFT apresenta como característica um olhar aguçado diante das questões humanas. [...] Destaca-se pela experiência constante com a possibilidades e impossibilidades apresentadas à vida do professor de filosofia para estudantes jovens e pelo ambiente escolar”, e acrescenta: “Com isso, tem a possibilidade de perceber com mais clareza a realidade da comunidade em seu entorno. As discussões travadas nas disciplinas que lhes apresentam as correntes filosóficas, em conjunto com aquelas que se dedicam à formação do futuro profissional em educação, permitem aos alunos a formação e a percepção das necessidades de sua comunidade”.

 A UFT parabeniza todos os seus alunos e professores de Filosofia! 

    

registrado em:
marcador(es): Home,Filosofia
Fim do conteúdo da página