Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Economista: um dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade
Início do conteúdo da página
13 de agosto

Dia do Economista: um dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade

Por Helô Pereira | Edição e Revisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 08h50 | Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 14h35

No dia 13 de agosto de 1951, foi determinado o Dia do Economista pelo então presidente da República, Getúlio Vargas. A data foi sancionada por meio da Lei nº 1.411. O presidente regularizou a profissão e, assim, é comemorado o dia dessas pessoas que fazem a diferença na nossa sociedade.

Desde então, a profissão vem passando por constantes mudanças. Os campos de atuação do economista estão se ampliando substancialmente, não se restringindo somente às tradicionais atuações de mercado financeiro, de assessoria pública e privada, do ensino e pesquisa. O profissional de Economia pode optar por se especializar em novas áreas como meio ambiente, terceiro setor, saúde e trânsito.

Na UFT, o Curso de Ciências Econômicas vem sendo ofertado desde 2003 e, ao longo do tempo, foi sendo aprimorado, acumulando diversos recursos para a ampliação do conhecimento dos alunos e futuros economistas. Um exemplo é o Escritório Modelo de Economia, sendo um dos principais articuladores da prática extensionista, que tem como objetivo desenvolver projetos de viabilidade econômico-financeira para a comunidade externa, com a atuação dos acadêmicos.

O Curso também oferece projetos de extensão e pesquisa que estão ligados à educação e desenvolvimento da comunidade tocantinense, como o DESENVOLTO, uma proposta de desenvolvimento para mesorregião oriental do Tocantins, UFT Social e o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável.

A coordenadora do Curso, Gisele Barbosa de Paiva, ressalta a importância da profissão para o crescimento e estabilidade da sociedade: “O economista pode ajudar a criar condições para o desenvolvimento sustentável do país, seja em estratégias para empresas, especialmente em tempos de crise, seja no auxílio aos governos, na busca de soluções mais eficientes e equitativas que possam gerar o bem-estar da população”.

Confira o vídeo comemorativo, preparado pelas alunas Lara Resende e Izadora Farias, do Programa de Educação Tutorial (PET) - Economia. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página