Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “Mulheres da Cena” marcou reabertura do Cine Cultura de Palmas
Início do conteúdo da página
documentário

“Mulheres da Cena” marcou reabertura do Cine Cultura de Palmas

Por Virginia Magrin | Edição: Gihane Scaravonatti | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 14h42 | Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 20h06

O Cine Cultura da Fundação Cultural de Palmas reabriu as portas com a estreia do documentário artístico "Mulheres da Cena", que conta a história de nove Mulheres diretoras e fundadoras de cia e grupos cênicos em Palmas/TO, entre elas estão duas professoras do Curso de Licenciatura em Teatro da UFT, Bárbara Tavares e Renata Ferreira, além da egressa Dalila Cristiny.

O documentário é uma ação da Lamira Artes Cênicas, que buscou valorizar e reconhecer as personalidades femininas das artes cênicas, tais como dança, circo e teatro, da cidade de Palmas. Para isso, eles fizeram o registro da trajetória dessas mulheres que constituem a memória viva das artes cênicas no Estado, mostrando suas histórias, trajetórias, feitos, conquistas, dificuldades, realidades, impactos na comunidade e sonhos.

A idealizadora, diretora do documentário e também artista Carolina Galgane, conta que a realização do documentário é a concretização de um sonho antigo: “Falar das mulheres que fazem as artes cênicas da capital, quem são, como se veem, como veem sua arte; é fortalecer vozes e fazeres femininos reais em um universo que ainda privilegia a figura masculina do diretor, do produtor, do fundador de grupos e coletivos em artes. O documentário poderá trazer à tona as personalidades femininas, que creio que são bem significativas, diversas e atuantes na capital”, afirma ela.

Para a produção do material, todas as mulheres que são dirigentes, fundadoras, mantenedoras dos grupos, coletivos e afins de artes cênicas na capital foram convidadas a participar do documentário. “Mas nesse primeiro momento, as artistas independentes não serão incluídas, uma vez que o projeto teve recurso  financeiro e estrutural limitados”, explica Carolina.

Renata Ferreira, professora da UFT e coordenadora do Projeto Binquí: Grupo de contadores de histórias da UFT, participou do documentário e mencionou o que isso representa pra ela: “Foi uma experiência bonita participar desta festa, do encontro da potência das mulheres na cena artística e uma importante iniciativa".

O documentário

Este documentário é uma produção da Lamira Artes Cênicas em parceria com a produtora Vanguarda e a agência Real Imagem. Ele teve seu lançamento e exibição presencial e gratuita no último dia 06 de agosto, no Cine Cultura. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins - Audiovisual, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Quem perdeu o lançamento poderá conferir a produção em breve. O material será disponibilizado via streaming. A Lamira está organizando e divulgará o período e local de acesso pelo Instagram da cia.

A Lamira

A Lamira é um grupo de artes cênicas tocantinense que busca, na fisicalidade, o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Teatro,Home
Fim do conteúdo da página