Página inicial > Últimas Notícias > Escola indígena Xerente recebe material didático em seu idioma nativo e em português
fruto de pesquisa

Por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 06 de Julho de 2021, 16h04 | Última atualização em Terça, 06 de Julho de 2021, 17h48

A comunidade Riozinho Kakumhu, do Povo Xerente, recebeu material didático bilíngue: Akwẽ, que é seu idioma de origem, e português. O produto é resultado do estudo realizado pela pesquisadora Raquel Castilho Souza e orientado pela pesquisadora Karylleila dos Santos Andrade, ambas professoras da UFT.

Raquel explica o percurso da elaboração de material didáticos em Akwẽ sobre a cultura dos Povos Xerente, entregues na segunda-feira (05): “Foi uma demanda apresentada pelos membros da comunidade escolar em que se desenvolveu o estudo. O processo de construção dos livros envolveu tempo e dedicação dos professores indígenas e os alunos da escola. Quem definiu o que fazer e como fazer foram os próprios professores indígenas da Escola Wakõmẽkwa, que construíram os diálogos e refletiram sobre os temas abordados, a partir das demandas apresentadas por eles mesmos, durante as rodas de conversas. No processo de elaboração, os professores indígenas, assim como as crianças, tiveram a possibilidade de ter a experiência, reviver a memória e de se formarem por meio da experiência local”.

A pesquisadora ainda acrescenta que a presença delas, assim como a de outros professores da UFT, foi de apoio e mediação dos trabalhos. Os textos e desenhos foram construídos pelos professores e estudantes indígenas. Todos os professores da Escola Estadual Indígena Wakõmẽkwa fizeram parte da elaboração, reescrita, revisão dos textos e das traduções. Com os materiais impressos e publicados, eles poderão ser utilizados nas aulas.

O diretor da Escola Estadual Indígena Wakõmẽkwa, Edimar Xerente, fez questão de agradecer às pesquisadoras pela parceria: “Produzir livros sobre a cultura do povo Xerente. contribui para a formação das crianças e dos professores. Com esse material temos como trabalhar a alfabetização das crianças com um trabalho produzido pela própria comunidade”.

Produto de pesquisa

A produção do material contou com o apoio de recursos financeiros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibilizados ao Programa de Doutorado Dinter em Artes UNESP/UFT, com recurso destinado à produção de produtos, resultados da tese, que vislumbram promover responsabilidade e inserção social.

São dois produtos resultados do trabalho da Tese de Doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Artes – IA/UNESP - Dinter Interinstitucional UNESP – UFT, intitulado de “A educação escolar indígena intercultural e o ensino das artes: um olhar sobre as práticas da Escola Wakõmẽkwa na Comunidade Riozinho Kakumhu – Povo Xerente – Tocantins”.

O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Unesp, UFT e Gerência de Desenvolvimento da Educação Escolar Indígena/SEDUC/TO, por meio de ações do projeto de extensão: Projeto de Extensão: Interculturalidade, identidade e memória: desafios socioculturais, midiáticos e educacionais na comunidade Riozinho, povo Xerente, no Estado do Tocantins, desenvolvidos pelos professores do colegiado de Filosofia e Teatro. A professora Adriana dos Reis Martins colaborou na organização dos materiais.

marcador(es): Palmas,Home,Filosofia