Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Clínica do Câmpus de Araguaína conta com intérpretes para tutores surdos
Início do conteúdo da página
atendimento veterinário

Clínica do Câmpus de Araguaína conta com intérpretes para tutores surdos

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 22 de Junho de 2021, 12h47 | Última atualização em Terça, 22 de Junho de 2021, 17h49

Pessoas que integram a comunidade dos surdos e que são tutoras de animais de estimação passam a contar com um serviço de inclusão na Clínica Veterinária da UFT:  a disponibilização de intérpretes de Libras para facilitar e aprimorar o atendimento. A clínica, localizada no Câmpus de Araguaína, é de responsabilidade do curso de Medicina Veterinária, atendendo animais de pequeno e grande porte, domésticos e silvestres. O local oferta serviços diversos à sociedade, por valores mais em conta dos que os comumente praticados no mercado - embora todos dentro da tabela de preços praticados pela classe, que é fiscalizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Como funciona o serviço?

O serviço funciona da seguinte forma: uma vez que o(a) surdo(a) agenda um serviço na clínica para seu pet, o profissional responsável pelo atendimento pode, eventualmente, identificar a necessidade de um intérprete de Libras para uma comunicação mais efetiva - entre tutor e veterinário - no dia marcado para a consulta. Aí entra o trabalho de Rozana Cristina Arantes, professora do curso de Veterinária, e de sua aluna Thais dos Santos - e em que ambas são também intérpretes de Libras. 

"Existem tutores surdos e falta acessibilidade nos serviços veterinários. Como essas pessoas efetuam atendimento veterinário para seus animais nas clínicas, em geral? Comecei a pensar numa forma de tornar mais acessível esse serviço na Clínica da UFT, por meio da intermediação da comunicação entre o tutor surdo e o médico veterinário", explica Rozana, autora do projeto. 

Os profissionais da Clínica Veterinária do Câmpus de Araguaína já podem agendar o serviço de intérprete de Libras por meio dos contatos disponibilizados:

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página