Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Vigilante: Data celebra profissionais que mantêm a segurança e harmonia da UFT
Início do conteúdo da página
proteção

Dia do Vigilante: Data celebra profissionais que mantêm a segurança e harmonia da UFT

Por Ana Lissa Alves / Edição: Poliana Macedo | Publicado: Domingo, 20 de Junho de 2021, 16h07 | Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 18h04

Em 20 de junho de 1983, o vigilante teve sua profissão regularizada por meio da lei 7102/1983 e, desde então, é comemorado o Dia do Vigilante. A data relembra e ressalta a importância dos profissionais dedicados a manter a segurança e harmonia dos locais públicos e privados.

Os vigilantes, tanto os que atuam em locais públicos como aqueles que atuam em locais privados, são essenciais para a manutenção e garantia do bem-estar e segurança das comunidades que frequentam esses espaços. E mesmo com a rápida adesão aos sistemas de segurança, a presença de um profissional preparado continua necessária, como afirma o Fiscal do Contrato de Vigilância junto à UFT, Paulo Robson B. Reis, que “mesmo com a crescente implantação de sistemas de segurança, quais têm ganhado bastante adesão nos últimos anos por instituições públicas e privadas, é indispensável a figura do vigilante, seja para operar esses sistemas, seja para fazer a tomada de decisão”. O servidor também ressalta o valor desses profissionais. “O vigilante exerce um papel importantíssimo, pois ele promove a salvaguarda e proteção do patrimônio público e oferece segurança à comunidade acadêmica, bem como à sociedade em geral".

Além de toda a sua contribuição, os vigilantes fazem parte da categoria de profissionais que não pararam em nenhum momento durante a pandemia da Covid-19. O trabalho desenvolvido por esses profissionais requer atenção e presença nos espaços, como conta Reis. "Uma das principais funções da vigilância privada, especialmente na prestação dos serviços junto à Administração Pública consiste na salvaguarda e proteção do patrimônio público. Assim sendo, mesmo que as atividades acadêmicas e/ou administrativas não estejam funcionando de forma presencial, o trabalho de vigilância não sofreu e nem deverá sofrer solução de continuidade, ou seja, não foi e tampouco será suspenso ou interrompido”, pontuou.

Parabéns aos vigilantes dos campi da UFT e obrigada por estarem sempre prontos e dispostos em preservar a harmonia e serenidade dos ambientes da nossa universidade!

Fim do conteúdo da página