Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Assistente Social: profissional que luta e contribui para uma sociedade mais justa e igualitária
Profissão

Por Bruna Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 14 de Mai de 2021, 17h45 | Última atualização em Segunda, 17 de Mai de 2021, 17h42

Com surgimento, em meados dos anos 30, no Brasil, a profissão de assistente social emergiu com o objetivo de atender as demandas e necessidades da classe operária no início do processo de industrialização. Em 1957, a profissão foi devidamente regulamentada e, em 1993, passou por processos de mudanças, objetivando avanços na atuação. O dia 15 de maio foi a data escolhida como oficial da profissão, em memória ao dia em que ocorreu a sua regulamentação.

O Câmpus da UFT em Miracema oferta o curso de Serviço Social, no qual a professora Josenice Ferreira dos Santos Araújo atua como coordenadora. Segundo Josenice, a profissão “se inscreve na divisão sociotécnica do trabalho, analisa os processos de reprodução das relações sociais e tem como objeto a questão social, que seria um conjunto de desigualdades que existem advindas da relação capital-trabalho.”

A coordenadora também afirma que o assistente social possui formação para uma visão crítica e dialética da sociedade para uma análise de realidade de forma generalista, passando por disciplinas como Sociologia, Psicologia, Economia Política, Antropologia, Direito, Estética, entre outros. Sendo, portanto, uma profissão multidisciplinar.

A estudante do 9º período do curso de Serviço Social da UFT, Jheyciane Soares Nunes, conta ter entrado para a graduação sem conhecer exatamente a profissão, hoje a estudante afirma estar satisfeita com a escolha e reconhece o valor que a atividade tem para a sociedade: “eu entrei para o curso de Serviço Social no ano de 2016, e eu não conhecia muito bem sobre a profissão, nem tampouco sobre o Curso. Fui conhecendo aos poucos através das aulas, e não me arrependo de ter escolhido Serviço Social, pois hoje eu sei e reconheço o valor que o Serviço Social tem para a sociedade”, afirma.

A estudante também relembra os momentos em que precisou viajar cerca de 40km de Rio dos Bois, onde mora até Miracema, onde fica a Universidade, para frequentar as aulas: “Minha trajetória no curso foi bem exaustiva, posso dizer assim, mas gratificante também, pois eu não  moro em Miracema, onde fica localizado o Câmpus,  moro em Rio dos Bois – TO, que fica uns 40 km de Miracema. Então eu pegava transporte (Van) para ir à faculdade”, relembra a estudante, que, também afirma estar feliz com a construção da Casa do Estudante em Miracema, espaço que contribui com a rotina dos alunos que vivem a mesma realidade.

Se tem oportunidades no mercado de trabalho? Jheyciane ainda nem finalizou o curso e já está com uma proposta de trabalho em mãos: “Minhas expectativas profissionais são boas e positivas. Quero com certeza colocar em prática tudo aquilo que aprendi de forma crítica na Universidade. Já tenho uma proposta de emprego, porém ainda falta eu defender o TCC que será logo logo”, diz a futura Assistente Social.

marcador(es): Miracema,Home,Serviço Social