Página inicial > Últimas Notícias > Plano de Dados Abertos do HDT-UFT é aprovado e disponibilizado no site institucional
TRANSPARÊNCIA

Por Por Daianni Parreira (HDT) | Edição: Poliana Macedo (Sucom) | Publicado: Segunda, 03 de Mai de 2021, 11h58 | Última atualização em Segunda, 03 de Mai de 2021, 11h58

Após passar pela aprovação da Controladoria-Geral da União (CGU), e do Colegiado Executivo, o Plano de Dados Abertos do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), filiado a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) está disponível no site institucional, bem como seus dados já podem ser acessados no Portal Brasileiro de Dados Abertos do Governo Federal.

O documento tem o objetivo de orientar as ações que promovam a abertura de dados públicos do HDT-UFT a partir de conjuntos de informações primando pela integralidade e acessibilidade dos dados. Esta primeira versão do PDA estipula o planejamento entre março do presente ano até março de 2023, quando o plano será atualizado.

A construção do PDA foi realizada por meio de um Grupo de Trabalho composto por um representante de cada Gerência: Karina e Silva Pereira (Gerência de Atenção à saúde), Maria Izabel Gonçalves de Alencar Freire (Gerência de Ensino e Pesquisa), Thiago Alves Ribeiro (Gerência Administrativa), além do Ouvidor, Paulo da Silva Souza que coordenou o GT.

Com a participação dos diferentes setores foram selecionados 26 conjuntos de dados, que trazem informações assistenciais, administrativas e educacionais, buscando contemplar a diversidade temas de um hospital de ensino.

Para o ouvidor, a publicação representa mais uma conquista do HDT-UFT, resultando no fortalecimento da transparência da instituição e fomentando o controle social.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT,UFNT