Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmico do curso de História apresenta pesquisa Pibic em evento internacional
ARAGUAÍNA

Acadêmico do curso de História apresenta pesquisa Pibic em evento internacional

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 11h07 | Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 11h55

Com o trabalho "História de vida dos vazanteiros deslocados pela UHE de Estreito,em Babaçulândia", o acadêmico do curso de HIstória do Câmpus de Araguaína, Lucas André, se apresentou de forma on-line no último dia 16 de abril na 68° Conferência do Conselho Sudeste de Estudos Latino-Americanos (Secolas), das universidades americanas de Duke e NC State.

O trabalho foi desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), e o acadêmico foi o único do curso e do Câmpus a apresentar trabalho no evento. O professor Dernival Venâncio Ramos Júnior, orientador de Lucas André, destacou que a apresentação desse tipo de pesquisa em eventos internacionais é muito importante. "Especialmente em outros países; é fundamental, academicamente falando, por visibilizar os esforços da UFT por produzir conhecimento de alto nível sobre as realidades sociais locais". O professor Ramos Júnior enfatizou que o trabalho também dá visibilidade às lutas sociais das comunidades estudadas. "As comunidades ribeirinhas sofrem com o avanço de grandes projetos estatais sobre seus territórios. E, assim, nessa articulação a universidade desempenha seu papel social, formando pesquisadores e produzindo conhecimento socialmente referendado."

marcador(es): História Araguaína