Página inicial > Últimas Notícias > Pós-graduações aprovam projeto junto à União Europeia
cooperação internacional

Pós-graduações aprovam projeto junto à União Europeia

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 19h23 | Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 19h39

Os programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e em Modelagem Computacional de Sistemas (PPGMCS) aprovaram o projeto internacional “Coviability Path, a new framework to sustainably link mankind and biosphere COVPATH” junto ao “Belmont Forum Collaborative Research Action on Transdisciplinary Research for Pathways to Sustainability”, financiado pela União Europeia, e, no Brasil, também pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Trata-se de uma rede de pesquisa composta por universidades brasileiras, como a UFT e a Universidade de Brasília (UnB); universidades e instituições francesas, como a Université Bordeaux, Université Montpellier, Institut Michel Serres/INRAE-ENSL, UNESCO-Paris; universidades norte americanas, qual a Colorado State University; e outras instituições internacionais - da Indonésia, Chade e Camarões, por exemplo. O projeto é mundialmente coordenado pelo Dr. Olivier Hamant (INRAE – França) e, na UFT, pelos professores Dr. Waldecy Rodrigues (do PPGDR e PPGMCS) e Dr. David Nadler (do PPGMCS).

Sobre o projeto em rede

Ao longo da ação, serão estudadas as seguintes experiências de reserva da biosfera:

• Lake Fitri - Chade – África
  • Mohéli – Camarões – África
  • Marirauá – Amazônia – Brasil – América do Sul
  • Komodo Biosphere Reserve – Indonesia – Ásia
  • Falasorma Dui Sevi - França – Europa
  • Yellowstone Park – Estados Unidos – América do Norte

"O projeto envolve quatro continentes e cerca de 50 pesquisadores. O objetivo é estudarmos as formas de uso e manutenção dessas reservas da biosfera, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável", explica Rodrigues.

"É uma nova estrutura para se conectar, de forma sustentável, a humanidade e a biosfera", destaca Nadler. "Este é um projeto transdisciplinar para o desenvolvimento de soluções inovadoras no mundo, avaliando as interligações positivas e negativas entre economia, tecnologia, clima, biodiversidade, instituições e bem-estar humano. Visa desenvolver meios e soluções para o ser humano viver melhor e mais harmoniosamente dentro do ecossistema planetário", complementa.