Página inicial > Últimas Notícias > Equipe gestora do HDT-UFT participa de palestra virtual sobre linhas de cuidado
IMPLANTAÇÃO

Equipe gestora do HDT-UFT participa de palestra virtual sobre linhas de cuidado

Por Daianni Parreira (HDT) | Edição: Samuel Lima (Sucom) | Publicado: Quinta, 15 de Abril de 2021, 10h43 | Última atualização em Quinta, 15 de Abril de 2021, 10h45

A ação tem o intuito de sensibilizar os profissionais para o início da implantação da ferramenta no hospital.

Os profissionais que compõem a gestão do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) participaram de uma palestra virtual sobre linhas de cuidado, ministrada pelo professor Mauricio Wesley Perroud Junior, na tarde desta terça-feira (13). A unidade de saúde faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas.

A chefe da Unidade Multiprofissional, Satila Evely explica que o hospital universitário está com o projeto de implantar as linhas de cuidado e a palestra vem facilitar o entendimento para toda a equipe gestora sobre os conceitos, reforçando a importância da ferramenta na assistência aos usuários. A palestra, bem como o tema foi abordado na Semana Multiprofissional ocorrida para os colaboradores da instituição no mês de março.

Para o palestrante, o principal ponto dessa conversa inicial é sensibilizar o grupo para a criação de algo que é possível realizar. “A palestra por si só não desencadeia o processo de linha de cuidado, mas ela serve como uma provocação, mostrando que é possível fazer, basta ter força de vontade e formar uma equipe comprometida, e o mais curioso é que não precisa ter grandes ferramentas tecnológicas, já vi pessoas implantando linhas de cuidado e protocolos maravilhosos que serviram de modelos para outros hospitais sem esses recursos e funcionou muito bem, então a vontade é o principal”.

Linhas de cuidado

Conforme a palestra, linha do cuidado pode ser considerada uma representação gráfica dos fluxos assistenciais, ou caminhos, que o usuário percorre ao longo do processo de atenção à saúde com segurança e garantia de acesso. Esse desenho inclui segmentos que não fazem parte diretamente do sistema de saúde, tais como, entidades de assistência social, além de abranger todos as instâncias e processos relacionados aos procedimentos de referência e contra referência.

O estabelecimento de uma linha de cuidado exige muito mais do que protocolos, necessita da pactuação de fluxos e organização de processos de trabalho a partir dos gestores envolvidos para facilitar o acesso às unidades e serviços de saúde.

A linha de cuidado pode ser vista como um sistema que exige funções bem definidas e harmonia entre as partes para garantir o seu pleno funcionamento. Isto é essencial para a implantação da linha porque a integralidade do cuidado percorre o sistema de forma transversal ao passar por diversos serviços.

Sobre o facilitador

Maurício é médico, com mestrado e doutorado em Clínica Médica. Possui MBA em Gestão de Saúde. Consultor da UNESCO para a implantação de linhas de cuidado em hospitais universitários federais, além de ter colaborado com o desenvolvimento de projetos de capacitação em gestão da assistência e da elaboração da certificação de qualidade da Ebserh.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Publicada originalmente aqui

marcador(es): Home,HDT-UFT