Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seminários de Jornalismo se encerram nesta quarta-feira (14) com discussão acerca da ética jornalística
Início do conteúdo da página
encontro virtual

Seminários de Jornalismo se encerram nesta quarta-feira (14) com discussão acerca da ética jornalística

Por Por Júlia Lacerda | Edição Luana Nunes | Supervisão Marluce Zacariotti | Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 17h57 | Última atualização em Segunda, 19 de Julho de 2021, 11h40

Nesta quarta-feira (14), a partir das 19 horas, ocorre o último encontro virtual dos Seminários de Jornalismo, iniciativa do curso de Jornalismo e do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor/UFT). Com a temática Por que falar em código de ética? Caminhos tortos (ou não) do jornalismo possível,  a palestra de encerramento fica por conta do professor Guilherme Carvalho (Uninter - PR), professora Alice Agnes (Jornalismo/UFT) e Gabriela Melo (Jornalismo/Unirg). A transmissão ao vivo pode ser acompanhada no canal Jornalismo UFT no Youtube.  

Para a coordenadora do curso de jornalismo, Valquíria Guimarães, esses eventos são de extrema importância para o meio acadêmico. “Para o Curso de Jornalismo da UFT a realização deste ciclo de seminários, tem sido um momento ímpar de aprendizado e de muitas reflexões. Algo interessante foi perceber que todas as nossas palestras, de uma maneira ou de outra, acabaram por tocar num ponto extremamente importante, que é a necessidade da boa formação do jornalista, que passa por uma base humanística, por uma compreensão de mundo ampliada, que vai muito além da técnica e do domínio de tecnologias e plataformas digitais".


Marluce Zacariotti, coordenadora do Nujor/UFT e vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ), explica sobre a pauta do evento. “A proposta dos Seminários de Jornalismo é colocar o jornalismo e o papel do jornalista em pauta. Refletir sobre o ensino de jornalismo, sobre a carreira do profissional jornalista, buscando diálogo com o mercado e com pesquisadores, que nos ajudem na atualização constante e necessária do fazer jornalístico. E ficamos muito felizes porque tivemos uma grande participação de alunos e professores da casa e também da Unirg, além de profissionais da área. O modo online possibilitou criar esses espaços de debates e de trocas com jornalistas do mercado e com pesquisadores. Isso tem sido excelente porque promove trocas de conhecimento e amplia o aprendizado para além dos conteúdos de sala de aula, especialmente agora que temos momentos assíncronos”.

Seminários de Jornalismo

Os Seminários de Jornalismo tiveram início no dia 29 de março e contou com mesa-redondas, bate-papos e debates sobre assuntos pertinentes ao jornalismo. A proposta inicial do projeto é estimular uma discussão constante entre alunos, professores e convidados sobre questões sociais, éticas e culturais do jornalismo. Inserida na programação do evento, a coordenação do curso de Jornalismo preparou a Semana do Jornalista em alusão ao Dia do Jornalista, comemorado no Brasil há 90 anos no dia 07 de abril. A celebração da data contou com debates especiais em defesa do jornalismo profissional. 

A iniciativa conta com a parceria do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (Unirg), a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Tocantins (SindjorTo). O Seminário Acadêmico proporciona a interação de alunos e profissionais experientes, permite uma nova visão sobre os temas abordados, e identifica novas oportunidades no campo do jornalismo e da comunicação. Os encontros virtuais realizados permitiram momentos ricos de discussões, intercambiando saberes com pesquisadores da UNB, PUC Campinas, Uninter, Cásper Líbero, UFT e Unirg, além de debates com jornalistas regionais e de grandes veículos de comunicação, como a palestra com jornalista Marcelo Canellas (TV Globo). 

Toda a programação está disponível no canal do curso de Jornalismo da UFT no youtube. Para saber mais sobre o evento, acesse o site Seminários de Jornalismo em https://www.even3.com.br/seminariosjor2021 

registrado em:
Fim do conteúdo da página