Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Letras em Araguaína completa 36 anos!
COMEMORAÇÃO

Curso de Letras em Araguaína completa 36 anos!

Por Coordenação do curso de Letras / Araguaína | Publicado: Terça, 13 de Abril de 2021, 11h13 | Última atualização em Terça, 13 de Abril de 2021, 11h13

O curso de Letras de Araguaína completa 36 anos, e é um dos mais antigos do Estado - remonta a 1985, ainda quando nem existia, oficialmente, o Estado do Tocantins. Desde então, tem marcado a história da educação superior na região Norte do Estado.  Nossa história antecede à própria criação da Universidade Federal do Tocantins em 2003, uma vez que reconhecemos nossa origem nas instituições que a precederam: Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Araguaína (Facila) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A autorização de seu funcionamento se deu pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás, através da Resolução número 030, de 21 de fevereiro de 1985, mas o início do funcionamento do curso ocorreu em 12 de abril de 1985, em um prédio cedido pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás no Bairro São João, onde funcionou até a criação da Unidade do Setor Cimba, em 2007.

Ao longo destes 36 anos, muitas mudanças ocorreram, já oferecemos, por exemplo, a dupla licenciatura, mas atualmente o curso de Letras forma professores em duas habilitações diferentes - Português e Inglês, e suas respectivas literaturas. Com o início das atividades da UFT em 2003, nosso quadro docente mudou muito.  Nos primeiros anos, o número de docentes com contratos temporários (professores substitutos) chegou a ser superior ao número de professores efetivos e até 2005, o curso contava ainda com docentes da Unitins. Hoje o quadro de docentes consta com 26 docentes mestres, doutores e pós-doutores. O corpo docente desenvolve atividades que envolvem ensino, pesquisa e extensão, atuando nos cursos de Graduação, de Mestrado acadêmico iniciado em 2010, de Doutorado e de Mestrado Profissional iniciados em 2013. Com certeza os Mestrados e Doutorados em Letras contribuem com o fortalecendo da graduação, ampliando as possibilidades de formação de docentes para o magistério superior e para a pesquisa comprometida com a melhoria da qualidade da educação básica.

As atividades de pesquisa e extensão do curso de Letras do Câmpus de Araguaína concentram-se nas áreas dos estudos linguísticos e literários, principalmente. Na habilitação de Língua Portuguesa estão organizadas nas linhas de pesquisa: Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem da Língua Materna; Teorias do Texto e do Discurso; Língua, Cultura e Identidade; Literatura e Ensino; Literatura, Identidade e Meio Ambiente; Literatura e outras Textualidades; e Literatura Comparada. Na habilitação de Língua Inglesa, as linhas de pesquisa organizam-se em torno de Estudos Fonéticos e Fonológicos; Formação Identitária do Professor; Letramento Crítico aplicado ao ensino de LI; Língua, Cultura e Identidade; e Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa; Antologias e a Formação do Cânone Literário; Literaturas Africanas e Afrodescendentes em Língua Inglesa; Literatura Comparada; Literatura e Ensino; Literatura e outras Textualidades; e Prática de Escrita Criativa e Ensino.

De 2003 até o ano de 2020 já formamos mais de 800 alunos e neste semestre temos mais de 300 alunos matriculados. O profissional formado no curso de Letras tem habilitação para atuar nos ensinos Fundamental e Médio, como professor de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas ou Língua Inglesa e suas respectivas literaturas. Além de trabalhar com a docência, o egresso do curso pode atuar em outros segmentos que envolvam a área da linguagem, com questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.  Temos o compromisso de oferecer um ensino de qualidade, fazendo com que os alunos desenvolvam o senso crítico, a partir de fundamentações teórico-práticas, levando-os a refletir criticamente sobre questões relativas ao ensino e aos conhecimentos linguísticos e literários, pois a formação docente é um processo contínuo, ocorrendo de forma autônoma, coletiva e permanente.

A coordenação

marcador(es): Letras Araguaína