Página inicial > Últimas Notícias > Não Categorizado > Educação, Patrimônio e Lazer Cultural: conectando saberes

Educação, Patrimônio e Lazer Cultural: conectando saberes

A Educação consiste em parte imprescindível da formação do indivíduo em toda a sua complexidade; é por meio dela que se vislumbram os caminhos da cidadania. No processo de construção do cidadão, a educação possui ramificações que constituem uma complexa rede de aprendizagem. Dessa maneira, o objetivo geral do projeto é trabalhar o aprimoramento do diálogo entre Universidade, Escolas e Instituições Culturais do município de Arraias, Tocantins, proporcionando ações que visam a conexão entre Educação, Patrimônio e o Lazer Cultural, tendo como linha mestra a preservação, valorização e disseminação do Patrimônio Material e Imaterial de Arraias, do Tocantins e do Brasil. Para realizar as ações do projeto a metodologia adotada é híbrida, com ações participativas e dialógicas que articulam as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins. O projeto teve o seu início em Junho de 2020, mas devido a pandemia ocasionada pelo COVID19, suas ações nesse período são desenvolvidas de forma virtual nas redes sociais do MHCA.O Público Alvo do projeto é composto pelos docentes e discentes da Universidade e das Escolas Públicas e Privadas do município e Região, assim como a comunidade local. Atuando por meio das redes sociais do Museu Histórico e Cultural de Arraias (MHCA) e interagindo com o público inteiramente de forma remota, devido a pandemia do COVID-19, até o presente momento o projeto tem apresentado resultados positivos, produzindo conteúdos digitais de qualidade a partir do acervo do MHCA com o objetivo de enaltecer e difundir o patrimônio cultural local e regional.

Disciplinas ligadas ao projeto

• Museu e Museologia;
  • Sistemas de Comunicação;
  • Informação do Turismo;
  • Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos;
  • Antropologia Cultural e do Turismo;
  • Gestão das Cidades e Patrimônio Cultural;
  • Educação Patrimonial e  turística;
  • Patrimônio e Turismo.

Período de realização do projeto:

Início em Junho de 2020 - Em andamento

Acompanhe mais sobre o projeto em nossas redes sociais

Instagram: @museudearraias

Facebook: museuhistoricoeculturaldearraias