Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arraias oferta 80 vagas nos seus quatro cursos de graduação pelo Sisu 2021/1
Início do conteúdo da página
SÓ VEM!

Arraias oferta 80 vagas nos seus quatro cursos de graduação pelo Sisu 2021/1

Por Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 16h18 | Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 17h19

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1 iniciaram nessa terça-feira (6) e seguem até o dia 09 de abril de 2021, observado o horário oficial de Brasília (DF), exclusivamente pela Internet, por meio do Portal do Sisu, no endereço http://sisu.mec.gov.br .
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou, no dia 3 de março, o Edital de nº 186/2021 com os detalhes do Processo Seletivo de ingresso em cursos de graduação presenciais da UFT por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1. Serão ofertadas, no total, 947 vagas para ingresso no 1º semestre letivo de 2021.
A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).

Arraias

No Câmpus de Arraias, serão ofertadas 20 vagas em cada um dos quatro cursos que são ofertados: Direito, Turismo Patrimonial e Socioambiental, Matemática e Pedagogia. A cidade de Arraias está localizada a 413 km de Palmas, na região serrana, ao Sudeste do Tocantins e possui uma população estimada em aproximadamente 10.800 habitantes.
Para o diretor do Câmpus de Arraias, professor Tony de Jesus, o Câmpus tem a capacidade de ter articulação com a comunidade de Arraias e todas as cidades circunvizinhas, inclusive de estados vizinhos: "A capilaridade dos nossos cursos é notória com alunos de diversos estados e cidades circunvizinhas", ressaltou durante a live que apresentou os cursos. Assista aqui!

Para o vice-diretor do câmpus de Arraias e professor do curso de Matemática, Jainesi Meira, "todos os cursos possuem laboratório especializado para as aulas práticas, professores qualificados, projetos de extensão e pesquisa com inserção na sociedade ou mesmo na própria ciência de estudo", pontuou.
O Câmpus dispõe também de moradia estudantil ampla e em breve de prédio próprio para o Restaurante Universitário. A biblioteca é ampla e conta com enorme quantidade de livros.

Confira o perfil de cada egresso ao finalizar o curso!


Direito
Criado pelo Conselho Universitário (Consuni), em dezembro de 2017, o curso de Direito em Arraias está efetivamente implantado há um ano. A aula inaugural ocorreu em 09 de março de 2020, com a presença de autoridades políticas e educacionais do município e região.
Com o quadro docente composto por quatro professores mestres e dois professores doutores, o curso de Direito no Câmpus da UFT em Arraias promete diversas frentes profissionais aos seus estudantes, entre seis ou mais atuações jurídicas no setor público ou privado. a diversidade nas atividades jurídicas contemplam as áreas ambientais, agrícolas, agrárias, trabalhistas, quilombolas, indigenistas, patrimônio cultural, direitos humanos e biodireito, atividades de turismo e de desenvolvimento regional sustentável.
Leia mais aqui!

Turismo Patrimonial e Socioambiental
Quem se formar em Turismo Patrimonial e Socioambiental pela UFT, poderá atuar em órgãos e instituições públicas e privadas, ONGs, associações comunitárias, locais que necessitem de profissionais que possam planejar, inventariar, ordenar, projetar, manejar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do lazer, de negócios, cultural, religioso, rural, ecoturismo, da melhor idade entre outros.
O curso tem como objetivo formar profissionais que promovam o desenvolvimento regional e local. O aluno que cursar Turismo Patrimonial e Socioambiental finalizará o curso com aptidão para desenvolver atividades relacionadas ao setor do turismo patrimonial, podendo visualizar os cenários sociais, políticos e econômicos, as formas de atuação do mercado, as tendências culturais dos grupos e as transformações necessárias no setor turístico regional e nacional.
Leia mais aqui!

 

Matemática
Ao finalizar a graduação o egresso pode atuar como professor da educação básica do ensino fundamental, a partir da 6° série, até ao ensino médio. Segundo a coordenadora do curso, professora Alcione Marques Fernandes, alguns alunos atuam também em setores financeiros de empresas e instituições bancárias.
Alcione conta que a licenciatura conta com doutores em Matemática Pura e Aplicada e em Educação Matemática. “ A licenciatura em Matemática tem demanda em todo Brasil. Pesquisas apontam que existe um déficit de professores na área, então é uma graduação muito válida. O corpo docente da UFT é qualificado e preparado para formar o aluno, o nosso curso é diferenciado e completo. Além de já ter a perspectiva de fazer um mestrado na área que é ofertado pelo nosso câmpus.”
Leia mais aqui!

 

Pedagogia

O egresso de Pedagogia poderá atuar em diversas frentes do conhecimento pedagógico. O Projeto Politíco Pedagógico do curso define, na grade curricular, que o pedagogo pode trabalhar na Educação Infantil, na primeira fase do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio. Também é possível exercer cargos em Gestão Escolar, ambientes escolares, jurídicos, empresariais ou qualquer outro ambiente que necessite do conhecimento pedagógico.
O curso de Pedagogia possui diversos projetos, como o Centro de Alfabetização, Letramento e Numeramento (Calenu) - uma parceria entre a UFT e a Secretaria Municipal de Educação de Arraias - que atende diversos alunos da rede municipal.
Leia mais aqui!

Fim do conteúdo da página